17/08/2018 às 17h14m


Perda de peso ou perda de gordura?

Muitas pessoas procuram ajuda nutricional com a finalidade de perda de peso, mas afinal, as pessoas querem perder peso ou perder gordura corporal?
Em nossa constituição corporal existem 2 tipos de peso, o peso magro que é composto pela massa muscular, massa óssea, o peso as nossas vísceras e da água do nosso corpo e o peso gordo, que é composto pelo peso do tecido gordo (tecido adiposo) que temos.

De um modo geral, todos nós temos mais peso magro que peso gordo. Quando pensamos em peso magro e metabolismo, precisamos lembrar que, nosso corpo gasta energia para manter o peso magro, afinal os tecidos que compõe o peso magro, como o tecido muscular, os nossos órgãos, precisam de energia para se manter, precisam de sangue, nutrientes, oxigênio e por isso tudo, manter o peso magro mais alto é um aliado do emagrecimento, pois ocorre o aumento do gasto energético.
 
Já se tratando da gordura, existem 2 tipos de gordura no nosso corpo, o tecido adiposo marrom, que é encontrado principalmente em recém nascidos e reduz seu volume na vida adulta, esse tecido adiposo marrom tem como função o gasto energético além de  e o tecido adiposo branco, que é o responsável pelo volume de gordura que vemos sob a pele e entre os órgãos. O tecido adiposo branco é responsável por armazenar energia, é como uma poupança de energia que nosso corpo faz, além de ser um tecido inflamado, pois produz citocinas pró-inflamatórias, causando respostas do sistema imunológico.

Apesar de já sabermos que o tecido adiposo participa da atividade endócrina do nosso corpo, como por exemplo, participa da secreção de alguns hormônios, como na síntese de testosterona, leptina, entre outros, quanto mais tecido adiposo nós temos maior é a taxa de inflamação e risco para as doenças crônicas, como Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão Arterial, problemas Cardiovasculares no geral,  então, além de pensarmos na melhora do gasto energético, perder peso reduzindo o peso gordo é a melhor opção para mantermos a perda de peso por mais tempo.

O que acontece muitas vezes é que, ao aumentarmos o peso do peso magro e reduzirmos o peso gordo, o peso da balança não sofre alteração, porém nós podemos dizer que emagrecemos, visto que o peso magro aumentou e o peso gordo diminuiu.

Agora que já entendemos um pouquinho sobre o processo de gasto de energia e sobre as funções do peso magro e do peso gordo, o que você deseja, perder peso ou perder gordura?

Beijinhos da Nutri.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: mutrição, peso, gordura, balança


Compartilhe:



09/08/2018 às 18h01m


Insatisfação com o corpo, quem nunca?

Eu trabalho atendendo a pacientes há alguns anos, e percebo que em muitas ocasiões as pessoas estão insatisfeitas com seus corpos e aparência física por modelos e padrões impostos pela mídia, modelos que são inalcançáveis e cruéis.

Quantas mulheres chegam até mim pedindo ajuda para pesar um peso que não condiz com sua altura e biótipo, quantos homens chegam até mim pedindo para ficar fortes, sarados, porém não têm uma vida que permite ter esse tipo de "shape". Mas as pessoas querem fazer parte do meio, serem aceitas e participar dos grupos sociais, grupos esses onde ninguém que faz parte está do jeito que gostaria de ser, porém cobram uns dos outros apresentarem corpos esculpidos, seja na academia ou na faca...

Laus (2006) já dizia em seu trabalho que a imagem corporal é construída através da forma com que o indivíduo percebe seu corpo, que é a associação feita entre o seu corpo e os parâmetros de beleza tidos como perfeitos pelo indivíduo. Em outro trabalho, realizado por Kano (2008), diz que a percepção corporal também está diretamente ligada com a percepção do indivíduo sobre como ele está inserido no meio social que convive, por exemplo, sobre como as pessoas o percebem e sobre como o indivíduo percebe isso, sobre o julgamento social, aceitação social, dessa forma a pessoa constrói a sua autoimagem e a sua autopercepção.

A mídia atual propõe que devemos ser todos magros, altos, belos e saudáveis, mas em contrapartida, toda essa pressão social está adoecendo as pessoas. Atualmente a depressão ligada as redes sociais está crescendo, podemos ver pessoas se suicidando porque não conseguem alcançar os padrões que considera ser de beleza, se esquecendo que a beleza é única e é isso que nos torna belos.

Os transtornos alimentares também estão ligados a todo esse processo, existe um ciclo vicioso, "eu não alcanço o padrão de beleza que eu gostaria, então eu vou comer para afogar as mágoas, então momentaneamente eu fico feliz, porém isso me engorda ainda mais, então eu fico triste novamente e volto a comer". Esse ciclo é o que mantém as pessoas reféns dos transtornos, seja de imagem, seja os transtornos alimentares e até mesmo os transtornos psíquicos.

Claro que, é normal vez ou outra estarmos insatisfeitos com o nosso corpo, nossa aparência, mas o saudável é que isso ocorra como por exemplo no caso de, "nossa, meu cabelo está precisando de uma hidratação; então eu estou insatisfeita com meu cabelo, mas procuro uma cabeleireira e saio feliz da vida do salão". O nível de insatisfação do meu exemplo é natural e totalmente saudável, porém, caso ocorra uma insatisfação que te leve a praticar atividades físicas por horas e horas e a comer coisas que você detesta, mas são importantes para deixar a "barriga chapada", esse tipo de insatisfação já é preocupante, pois você está se sacrificando e pode gerar problemas mais graves, como uma depressão.

Se você se encaixou nesses  exemplos ou caso você viva insatisfeita com a sua imagem e corpo, procure ajuda, procure um profissional que te oriente e trace metas saudáveis para que você alcance o seu objetivo.

Um grande beijo da Nutri.

Fontes consultadas para este artigo: LAUS, M. F.; et al. Percepção da imagem corporal e estado nutricional em estudantes de nutrição, Alim. Nutri. Araraquara, vol.17, n.1, p.85-89, 2006
KANNO, P.; et al. Discrepâncias na imagem corporal e na dieta de obesos, Rev. Nutri., Campinas, vol.21, n.4, p.423-230, 2008

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: corpo, espelho, modelo


Compartilhe:



02/08/2018 às 09h17m


Semana Mundial da Amamentação

Estamos dando início à Semana Mundial da Amamentação, a campanha que foi lançada no Brasil no mês passado, no dia 27, teve início dia 01 de agosto e se encerrará no dia 07 de agosto. A campanha tem a intenção de orientar e reforçar a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, a amamentação complementar até os 2 anos de idade, e também como objetivo a redução das comorbidades da primeira infância como a redução da mortalidade infantil.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o aleitamento materno reduz em 13% o risco de morte de crianças por causas evitáveis, além de evitar outras doenças. 

A orientação sobre o aleitamento materno deve se iniciar durante a gestação, muitas mulheres deixam de amamentar seus bebês por medos e insegurança, como o mito do leite fraco ou por acreditarem que produzem menos leite do que o necessário ou por medo das mamas ficarem caídas e flácidas. O leite materno é único e insubstituível, cada mulher produz o leite de acordo com as necessidades do seu bebê, além do leite materno conter as imunoglobulinas que são as células que compões o sistema imunológico do bebê protegendo o seu filho de infecções, alergias, diarreias, da mortalidade neonatal tardia e da mortalidade infantil, das doenças respiratórias, do diabetes e da obesidade na infância e na vida adulta.

O leite materno é o alimento mais adequado para o consumo de bebês, ao nascermos o nosso intestino é imaturo, não possui sistema de defesa, o sistema imunológico, não possui capacidade para absorver certas partículas e moléculas, por esse motivo a introdução alimentar precoce é tão prejudicial para o organismo do bebê.

Uma curiosidade da amamentação e que poucas pessoas sabem é que mulheres que amamentaram seus filhos tem menor risco de desenvolver o câncer de mama, e o risco diminui conforme o tempo de amamentação, então quem amamenta por mais tempo corre menos risco de desenvolver o câncer de mama. Essa redução do risco para o câncer de mama ocorre porque durante a produção do leite há uma limitação na multiplicação inadequada das células do tecido mamário, também ocorre uma redução da produção de estrogênio devido ao hormônio prolactina se encontrar em níveis altos, por esse motivo além de ocorrem ciclos anovulatório (sem ovulação) com a suspensão da menstruação (olha aí mais um benefício da amamentação) ocorre também a redução da taxa do estrogênio, reduzindo o risco para desenvolver o câncer de mama, a exposição ao estrogênio ao longo da vida aumenta a chance para desenvolver esse tipo de câncer.

E você, conhecia todos esses benefícios sobre a amamentação? Amamentar é um ato de amor, de cuidado e de prevenção, amamente o seu bebê!

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: leite materno, amamentação, aleitamento


Compartilhe:



04/05/2018 às 16h40m


Você acorda cansado?

O que acontece com quando o seu despertador toca? Você abre os olhos e parece que acabou de deitar e já é hora de levantar?

Saiba que a sua alimentação tem muito a te dizer sobre isso!

Uma alimentação inadequada é, na maior parte das vezes, a grande causadora desse efeito do cansaço diário, aquele cansaço que é maior que o cansaço normal do dia a dia, aquele cansaço que te impede de fazer o que gosta depois do trabalho, que te deixa em casa no sábado à noite e que te faz se sentir morto no dia seguinte.

O desequilíbrio alimentar provoca carências nutricionais e isso, ao longo dos anos, pode provocar uma série de problemas graves. 

A ingestão inadequada de ferro, por exemplo, pode te levar a desenvolver uma anemia e pode estar provocando esse cansaço extremo. O ferro é o nutriente responsável por carregar e distribuir o oxigênio para o corpo, a falta de ferro provoca uma distribuição inadequada desse oxigênio, e sendo o oxigênio o nosso "combustível" nosso corpo fica sem energia.

imageOutro erro comum na alimentação e que pode provocar extremo cansaço é a redução do consumo de gorduras boas. A gordura participa de vários processos hormonais, nossa testosterona é sintetizada a partir do colesterol, então, uma dieta hipolipídica, quer dizer, com extrema redução das gorduras, pode provocar uma queda da testosterona e isso implica em indisposição e queda de resultados nos esportes, por exemplo.

A desidratação também causa o cansaço extremo, consumir pouca água pode te deixar prostrado e cansado! Muitos nutrientes são hidrossolúveis, quer dizer, solúveis em água e ela é responsável por levar esses nutrientes para dentro das nossas células. Um consumo inadequado de água desacelera seu metabolismo e seu corpo começa a poupar energia, começa a trabalhar de forma mais lenta e você começa a se sentir muito cansado. A falta de água também.

A baixa exposição solar também pode provocar deficiências nutricionais em nosso corpo. Nós sintetizamos a Vitamina D à partir da exposição solar e evitar o sol pode, em algumas situações, provocar a queda dessa vitamina que é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma pessoa com a vitamina D baixa pode se sentir extremamente cansada, além de geralmente se sentir deprimida e triste.

A falta da atividade física também pode contribuir para esse cansaço excessivo! Nosso corpo foi projetado para se exercitar, mesmo que bata aquela preguiça, calce o tênis e vá praticar a sua atividade diariamente, não seja vencido pelo cansaço, a atividade física libera endorfina no nosso corpo, hormônio que causa extrema sensação de bem estar e felicidade.

As informações contidas nesse artigo não substituem a consulta e o acompanhamento nutricional.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: dormir, cansaço, acordar, despertar


Compartilhe:



29/04/2018 às 10h00m


Leite, tomar ou não tomar? Eis a questão!

Muito tem se falado a respeito do leite, muitas pessoas afirmam categoricamente que o leite faz mal e que adultos não devem consumir leite, outras pessoas defendem o leite com unhas e dentes, assegurando todos os seus benefícios para a saúde. Mas e ai? Tomar ou não tomar leite?

O leite é o primeiro alimento que consumimos após o nascimento e é de extrema importância para a nossa sobrevivências. O aleitamento materno deve ser feito exclusivamente até os 06 meses de idade do bebê e após essa idade deve se estender intercalado com a introdução de outros alimentos. Quando chegamos à vida adulta, muitos de nós continuamos consumindo leite, mas agora o leite de vaca ou de cabra.

O leite é composto por proteína, gordura e carboidrato. A proteína do leite está presente no soro e apresenta uma cadeia de aminoácidos completa, com todos os aminoácidos essenciais e não essenciais, é de alto valor biológico e tem excelente qualidade. Devido a fácil digestão das proteínas do leite, seu consumo é muito usado por praticantes de atividade físicas e atletas na forma do suplemento que é conhecido como Whey Protein. As proteínas do soro do leite auxiliam na síntese de proteínas teciduais e também sanguíneas, isso significa que além de auxiliar o nosso corpo a reconstruir músculos, por exemplo, entre outros tecidos, essas proteínas também auxiliam nas proteínas sanguíneas mantendo ótimas concentrações plasmáticas de aminoácidos. 

imageO leite também é fonte de vitaminas como a vitamina A, que está presente na sua gordura, nos leites desnatados e semi-desnatados essa quantidade de vitamina A é reduzida, por esse motivo, usar o leite integral muitas vezes é interessante e o consumo dessa gordura pode ser encaixado e pensado sem problemas dentro da alimentação das pessoas. A falta da vitamina A causa uma doença chamada Xeroftalmia, que pode levar a perda da visão.

O leite também é excelente fonte de minerais como o cálcio, fósforo e magnésio, minerais que são extremamente importantes para o nosso corpo, como o cálcio que trabalha na manutenção do tecido ósseo e também na regulação dos processos intracelulares. 

Muitas pessoas tem receio de consumir leite devido a seu carboidrato, a Lactose. Durante a vida adulta algumas pessoas param de produzir a enzima Lactase, que é responsável por quebrar a lactose em glicose e galactose para serem absorvidas durante o processo de digestão do leite, por esse motivo essas pessoas se tornam intolerantes a Lactose.

Vimos que o leite é extremamente rico em nutrientes e por esse motivo só deve ser excluído da alimentação em situações de intolerância ou alergia.

As informações contidas nesse artigo não substituem a consulta e o acompanhamento nutricional.

Beijinhos da Nutri Giuliana de Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: Leite, lactose, alimento, animal


Compartilhe:



20/04/2018 às 20h24m


Leite com maior teor de proteínas é uma nova opção

O consumo de proteínas é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, depois da água, as proteínas são as moléculas mais abundantes do nosso corpo, e o que muita gente não sabe é que as proteínas não são encontras apenas nos músculos, mas fazem parte do nosso sistema imunológico e participam de vários processos metabólicos. As proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos, e nosso corpo não sintetiza todos eles, por isso precisamos consumir alimentos ricos em proteínas para oferecer ao nosso organismo aqueles aminoácidos que não produzimos, os aminoácidos essenciais.

As proteínas com uma cadeia de aminoácidos completa estão presentes no leite, nas carnes e nos ovos, mas também existem as proteínas vegetais, como a proteína do arroz, da ervilha, da lentilha, entre outras, a diferença é que os vegetais apresentam cadeias de aminoácidos essenciais incompletas, por isso precisamos unir dois ou mais vegetais para obtermos uma cadeia completa de aminoácidos essenciais.

Pensando na importância do consumo de proteínas, a indústria investe em alimentos e produtos ricos em proteínas e com uma cadeia de aminoácidos ideal para o perfeito funcionamento do nosso corpo. Muitos produtos possuem um teor de proteínas é baixo que não supre a necessidade proteica de pessoas que praticam esportes, por exemplo, ou daquelas pessoas com necessidades proteicas maiores.

image

A Nestlé desenvolveu um novo leite da linha Molico, que sem dúvidas é uma das melhores linhas de produtos do tipo. O novo leite Molico teve sua fórmula modificada, oferecendo agora 10g de proteínas. Além de oferecer mais proteína, o leite também é fortificado com as vitaminas D, C e K, que auxiliam na absorção do cálcio.

As linhas de produtos destinadas para as pessoas que praticam atividades físicas e esportes em geral estão aumentando nas prateleiras dos supermercados, o que até a pouco tempo atrás não se via com tanta facilidade. Isso mostra que a indústria percebe que a população tem se interessado mais pela prática esportiva o que é um bom sinal, visto que o sedentarismo vinha aumentando a cada ano. 

Preciso apenas salientar que os produtos com maior teor de proteína não devem ser consumidos por quem não pratica atividades físicas ou por pessoas com Doenças Renais Cronicas!

As informações contidas nesse artigo não substituem a consulta e o acompanhamento nutricional.

Beijinhos da Nutri.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: leite, proteína, cálcio, Nestlé


Compartilhe:



24/03/2018 às 12h42m


Náuseas e desconforto na prática de atividade física.


As queixas de desconforto grastrointestinal durante a prática de atividade física são muito comuns, principalmente se tratando de atividades físicas de resistência. Sintomas como náuseas e vômito são muito comuns e isso pode ocorrer dependendo do que foi consumido na refeição pré-treino.

Existem três causas que levam aos desconfortos gastrointestinais, as causas são de natureza mecânica, fisiológica ou nutricional. Durante a prática de atividade física intensa, principalmente em estado de hipohidratação, ocorre uma redução do fluxo sanguíneo mesentérico, isso explica a possível causa fisiológica das náuseas e desconforto grastrointestinal durante o exercício.

Se tratando da parte Nutricional, a refeição pré-treino é fundamental para que possamos executar um treino de qualidade. Uma refeição inadequada ou que não supra as nossas necessidade impactará em um treino deficiente, na falta de energia e podendo gerar também os desconfortos gastointestinais relatados por muitas pessoas.

Alimentos ricos em fibras, gorduras, proteínas e frutose tem sido associados às queixas de certos desconfortos durante as atividades físicas, o motivo é que esses alimentos provocam um esvaziamento gástrico mais lento e o acúmulo de líquido no lúmen intestinal, podendo provocar sintomas como náuseas, vômito, flatulência, todo tipo de desconforto gastrointestinal. Em relação aos carboidratos, não se trata de apenas um fator, mas sim uma soma de fatores para que ocorram os eventos de desconforto gastrointestinais, mas sabe-se que o tipo de carboidrato como a frutose, a osmolaridade e acidez desse carboidrato são fatores que contribuem para o aparecimento do desconforto.

Uma boa estratégia para evitar os transtornos gastrointestinais seria o consumo de pequenas quantidades de diferentes tipos de carboidratos, pois quando comparado ao consumo de uma grande quantidade de um único tipo de carboidrato.

De modo geral, se alimentar bem é essencial para a prática de qualquer atividade física, bem como uma hidratação adequada. Quando se trata, principalmente, de atletas, a boa nutrição e estratégias nutricionais pontuais é o segredo para o sucesso, bom desempenho e o que difere os que vencem e perdem.

Procure sempre o auxilio de um nutricionista para orientação nutricional.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: náuseas,desconforto,atividades físicas,sintomas


Compartilhe:



11/03/2018 às 19h01m


Chás que Emagrecem


Os chás são aliados de uma alimentação saudável, seus benefícios como a ação diurética, ação calmante, ação termogênica, sem contar com os compostos fitoquímicos presentes nos chás, tudo isso pode ser aproveitado em diversos momentos do tratamento do emagrecimento e também para a saúde em geral.

Existe uma grande variedade de chás que podemos usar, como o chá verde, o chá de hibisco, a cavalinha, o gengibre, a canela, entre outros.

Veja alguns desses chás e suas propriedades.

Chá Verde – rico em antioxidantes e cafeína, tem ação diurética e pode ser usado como auxílio no tratamento para emagrecimento. A cafeína presente no Chá Verde ajuda na lipólise, que é a quebra da gordura, além de combater o inchaço devido a sua ação diurética.
Restrição: Gestantes, Hipertensos e pessoas com Hipotireoidismo.

Hibisco – possui ação diurética e leve ação termogênica, também tem ação anti-inflamatória que combate as inflamações causadas pela obesidade. O Hibisco também possui fitoquímicos como a antocianina que é uma importante aliada na prevenção e no retardo do aparecimento de doenças como câncer, doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares, isso se deve ao seu alto poder antioxidante.

Cavalinha – além do seu alto poder diurético, a cavalinha pode ser usada também em episódios de grandes fluxos menstruais, além de ter ação remineralizante e digestiva, combater o reumatismo e a hipertensão, ter ação cicatrizante e adstringente, o que leva a sua utilização muito além dos chás.

Gengibre – a raiz de gengibre tem um elevadíssimo poder antioxidante, anti-inflamatório, combate enjoos, náuseas, auxilia no controle do diabetes por promover hipoglicemia e promove efeito termogênico, ajudando no emagrecimento, também aumenta a lipólise que é a quebra da gordura, auxiliando os resultados e desempenho durante as atividades físicas.

Uma questão importante é a forma de preparo dos chás, para poder aproveitar todos os benefícios das plantas.

Infusão – é o melhor método para folhas, flores e ervas. Leve a água ao fogo, quando chegar ao ponto de fervura apague o fogo e adicione o chá, tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. A infusão para talos, caules e cascas é por cerca de 20 a 30 minutos.

Decocção – Coloque a água no fogo e quando levantar fervura adicione o chá e deixe cozinhar por alguns minutos. Para flores, folhas e ervas deixe cozinhar por no máximo 10 minutos. Para raízes, cascas, talos e caules, corte em lascas e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos, apague o fogo e tampe a panela, deixe tampado por alguns minutos até que a temperatura caia um pouco, coe e consuma.

Consulte sempre um Nutricionista para adequar a prescrição de chás a suas necessidades.

Nutricionista Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: chá,emagrecer,cafeína,obesidade


Compartilhe:



02/02/2018 às 10h00m


Whey Protein, entenda a diferença.

 

O Whey Protein é um produto a base da proteína do soro do leite, é rico em aminoácidos e auxilia no ganho de massa magra, recuperação muscular e também pode ser usado para pessoas que tiveram grandes perdas de peso como no caso de algumas doenças, para pessoas que sofreram grandes queimaduras e precisam de uma suplementação de proteínas. Mas o maior consumo de Whey Protein é feito por quem pratica atividade física, principalmente os praticantes de musculação.

Existem vários tipos de proteínas no mercado, esses produtos são destinados principalmente para o público praticante de atividade física. Uma das principais proteínas utilizadas é o famoso Whey Protein, e existem 3 tipos diferentes de Wheys, o concentrado, o isolado e o hidrolisado, mas você sabe qual a diferença entre eles?

Whey Protein Concentrado – é um produto a base da proteína do soro do leite, mas que conserva parte do carboidrato do leite, a lactose. Geralmente os Wheys Proteins concentrados possuem baixo teor de carboidrato, alguns possuem 3g, outros 5g, e por conter baixo teor de carboidrato é bem indicado para o praticante de atividade física que desejam o ganho de massa muscular, nesse contexto o carboidrato auxilia na absorção da proteína e no ganho de peso magro.

Whey Protein Isolado – é um produto a base de proteína do soro do leite, mas nesse caso a proteína é solada, não contém carboidrato. Em alguns casos a proteína isolada é mais interessante, como no caso de pessoas extremamente intolerantes a lactose, mas de maneira geral, esse tipo de Whey não é mais eficaz que o Whey concentrado. Os Wheys Isolados possuem um teor de proteína maior, podemos levar as pessoas ao consumo excessivo de proteínas, por isso a avaliação de um Nutricionista é essencial para prescrever a quantidade mais indicada de proteína para cada pessoa.

Whey Protein Hidrolisado – esse produto também é um produto a base de proteína do soro do leite, mas passa por um processo chamado de hidrólise, que quebra essa proteína deixo a absorção mais facilitada e mais rápida se comparado ao outros dois tipos de Whey Protein. Essa absorção mais rápida não necessariamente é mais interessante, isso depende de cada caso e para cada pessoa.

 

Pensando em um praticamente de atividade físicas que não tem uma necessidade proteica aumentada, o Whey Protein Concentrado supre perfeitamente as suas necessidades, até porque o carboidrato auxiliará no transporte dessa proteína para dentro das células.

Procure sempre a orientação individualizada de um Nutricionista.

Beijinhos, Nutri Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: diferença,proteína,suplementos,aminoácidos


Compartilhe:



18/01/2018 às 17h21m


Os primeiros 10 dias sem açúcar.


 

Então chegamos à marca dos primeiros 10 dias vencidos sem o açúcar! Merecemos receber os parabéns, pois essa não é uma tarefa nada fácil.

Nos últimos 25 anos nós estamos passando por uma transição nutricional, onde os fast foods se popularizaram e nós, ao contrário do que nossos avós nos ensinaram, trocamos as verduras, saladas da horta de casa pelos hambúrgueres e refrigerantes, nós viciamos o nosso paladar e dar um passo atrás e retirar da nossa alimentação esses alimentos superprocessados, cheios de açúcar não será moleza.

Nos primeiros 10 dias de retirada do açúcar, nosso corpo irá reclamar. As dores de cabeça, aquele alimento sem sabor ou o gosto amargo do café, tudo isso será novidade para o nosso corpo. Em nossa língua existe pequenos pontinhos sensoriais, esses pontinhos são as nossas Papilas Gustativas e é através dessas papilas que sentimos o sabor dos alimentos.

Uma alimentação rica em sódio, açúcares, rica em realçadores de sabor, provoca um certo tipo de irritação dessas papilas, reduzindo a capacidade sensorial delas, então, nós passamos a sentir sabor apenas nos alimentos que são extremamente temperados, doces ou salgados. A partir de então, nós passamos a sentir menos o sabor dos alimentos naturais, como as frutas, legumes e verduras, deixando o nosso paladar viciado nos alimentos superprocessados.

Outro ponto a ser levado em consideração é que alimentos com grande palatabilidade, quer dizer, muito saborosos, nos levam a consumir uma quantidade maior de alimento, mesmo quanto já estamos saciados, isso ocorre devido a uma inibição da resposta metabólica de fome/saciedade, permitindo que continuemos a comer mesmo quando já suprimimos a nossa necessidade fisiológica.

Também precisamos considerar que os alimentos ricos em açúcares e gordura nos levam a desenvolver a obesidade, e a obesidade já está sendo ligada a um estado de vício, já que gera em nosso corpo respostas neurológicas de recompensa, o que também ocorre no vício das drogas, envolvendo neurotransmissores como a dopamina e neurotransmissores opióides, sugerindo um estado paralelo entre o uso de drogas e a obesidade.

Agora você entendeu o quanto foi benéfico para o seu corpo esses 10 dias sem açúcar?

Então vamos nos manter firmes no propósito para conquistar 1 mês sem o açúcar de adição.

Beijinhos da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: açúcar,alimentação,frutas,irritação


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: