26/05/2017 às 14h33m


Usar suplementos faz mal?

Os suplementos alimentares surgiram há alguns anos no mercado e inicialmente eram usados para suprir as necessidades nutricionais especiais de certos indivíduos ou grupos de pessoas. Inicialmente se observava o uso de suplementos alimentares em hospitais, para pacientes com alguma necessidade específica e principalmente com crianças que precisavam ganhar peso, como por exemplo, as fórmulas infantis para ganho de peso.

Em 1998 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou os suplementos alimentares no Brasil, e sua definição pelo órgão é:

"Suplementos Vitamínicos e ou de Minerais para fins deste regulamento, doravante denominados simplesmente de "suplementos", são alimentos que servem para contemplar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devem conter um mínimo de 25%, e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva." PORTARIA Nº 32, DE 13 DE JANEIRO DE 1998.

Então, entendemos que suplementos alimentares são produtos que utilizamos para complementar a nossa alimentação e ingestão diária recomendada de nutrientes, seja macro ou micronutrientes.

Mas, e a pergunta que não quer calar; "Usar suplemento faz mal para a saúde?"

Quando usamos os suplementos de uma forma consciente, em um plano alimentar bem estabelecido e calculado, em situações onde realmente se faz necessário usar suplementos, a resposta para a pergunta é: Não! Usar suplementos não faz mal para a saúde.

Quando não devemos usar suplementos?
Suplementos alimentares só devem ser usados quando realmente é necessário, fora isso não devemos usar suplementos.

E quando devemos usar suplementos?
Devemos usar suplemento quando temos necessidade, como no caso de atletas, praticantes de atividade física, em algumas doenças, no caso de condições especiais como nas intolerâncias, enfim, devemos usar suplementos quando houver a necessidade/indicação para o uso.

Suplementos causam câncer, insuficiência renal ou outro tipo de doença?
Suplementos alimentares são feitos à partir de alimentos, como no caso dos suplementos de proteína, onde pode ser usado como base para a fabricação o leite, o ovo e a carne. Então, "Suplementos Alimentares", se usados de forma correta, não causam nenhum tipo de malefício para a saúde.

Mas o que pode me causar câncer ou insuficiência renal?
Quando falamos de praticantes de atividade física e atletas, o uso de substâncias como esteroides anabolizantes, o uso excessivo de suplementos proteicos, o uso excessivo de medicamentos anti-inflamatório, tudo isso pode te causar câncer e insuficiência renal.

E quem pode prescrever os Suplementos Alimentares?
O Nutricionista! Somente o Nutricionista é capacitado e habilitado para definir a estratégia nutricional que melhor se adéqua às suas necessidades. Procure sempre um Nutricionista para te orientar.


Beijinhos da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



19/05/2017 às 14h34m


Eu tenho mesmo que seguir a dieta?

Diariamente eu sou questionada sobre o "Dia do Lixo"... Espera um pouco, você é uma lixeira? Ufa, pensei que alguém diria que sim!

Bom, já que entendemos que ninguém aqui é uma lixeira, não vem com essa de dia do lixo!

Não existe, entenda bem, não existe dieta milagrosa, existem pessoas que seguem a dieta regularmente e com responsabilidade, essas pessoas alcançam resultados que você talvez não esteja alcançando e jamais alcançará. Mas por quê?

O segredo é velho e todo mundo conhece, seguir a dieta corretamente, sem furar a dieta, sem enfiar o pé na jaca, sem desculpas esfarrapadas. Então vamos para a prática.

Existe "Dia do lixo"? – Não!

Sair da dieta nos finais de semana atrapalha a minha perda de peso? – Sim, claro e com certeza!

Mas eu posso sair só uma vezinha, assim, tipo, comendo um hambúrguer? – Bom, você quer o resultado completo ou parcial? Então, caso você não se importe de ter o resultado parcial... coma o seu hambúrguer. Caso você queira um resultado completo e em menor tempo, jamais coloque esse hambúrguer na boca, isso, cospe logo isso!

E eu tenho que viver assim para sempre? – Claro que não! O processo de emagrecimento é temporário e logo que você chegar no peso programado você entrará em manutenção do peso, que é uma fase menos severa quanto a de emagrecimento!

Em quanto tempo eu chegarei a fase de manutenção? – Isso dependerá da sua disciplina na dieta. Você é daquele tipo de pessoa que fica saindo da dieta nos finais de semana, aniversários, batizados, dia do índio, trabalhador, professora, dia das mães, dos pais, do periquito e do papagaio? Então você não pode reclamar da demora em perder peso! Passe a seguir a sua dieta do jeitinho que ela foi programada e logo logo você entrará em manutenção de peso.

Eu segui a dieta o dia todo, mas à noite eu tomei uma cerveja, eu merecia essa cerveja, cheguei em casa tão cansada(o)! – Então você não fez a dieta! Tinha cerveja na dieta? Então... são essas atitudes que tomam o seu resultado, fazer dieta é comer só o que está na DIETA, tomar 1 copo de suco fora da dieta é sair da dieta, comer 1 bombom fora da dieta é sair da dieta! Entendeu? Vamos parar com essa desculpa do eu mereço ou vamos continuar sempre a dar desculpas para não emagrecer?

Eu não perco peso, é genética sabe? Sei... eu e todo o Maraca sabemos! Sabemos também que você come tudo errado, toma caldo terça feira, toma cerveja na sexta, vai para o churrasco no domingo, tem matado o treino... Senhor Deus, porque fizeste isso comigo, me dando uma genética dessas meu Pai? Tipo, genética não faz milagre e nem você mente tão bem assim, todos reparam quando você diz que não emagrece por causa da genética e fica ai, comendo torresmo e tomando cerveja! Essas desculpas estão manjadas, então que tal agora parar de dar desculpa e começar a falar a verdade? Tipo, gente, eu não emagreço porque eu não quero, eu quero tomar cerveja, eu quero comer torresmo, quero tomar refrigerante, eu sou feliz assim, parem de pegar no meu pé! Não né?! Não é isso que nós queremos, então vamos retomar aquela dieta, vamos voltar com força total, emagrecer e não precisar mais dar satisfação para nós mesmas, porque o que mais nos incomoda não são os outros perguntando e sim a imagem que vemos no espelho!

Tudo entendido?


Então eu super beijo da Nutri, meus amores.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: