28/06/2016 às 13h01m


Ganho de peso na gestação

A principal duvida que intriga as futuras mamães quando se trata da nutrição é "o quanto posso engordar?" e nós Nutricionistas calculamos o ganho de peso segundo o tempo de gestação, apenas o Nutricionista pode calcular um plano alimentar de ganho de peso para uma gestante.

Para sabermos o tempo de gestação fazemos o cálculo de semanas a partir da data da última menstruação, o ideal é que os bebês nascem com no mínimo 37 semanas para que essa gestação seja considerada "a termo", mas o ideal é que seja com tempo entre 39 semanas e 41 semanas e 6 dias, esse tempo de gestação reduz muito o risco da mortalidade fetal.

Mas por que a contagem de semanas é importante para a nutrição?

Segundo o Institute of Medicine (IOM-2009) o ganho de peso deve seguinte

IMC entre 18,5 e 24,9 (normal/adequado) – ganho de peso de 11kg a 16kg
IMC entre 25 e 29,9 (sobrepeso) - ganho de peso de 7kg a 11,5kg
IMC maior que 30 (obesidade) – ganho de peso de 5kg a 9kg
IMC menor que 18,5 (baixo peso) – ganho de peso de 12,5kg a 18kg

Mas como acontece esse ganho de peso?

O ganho de peso é diferente em cada época da gestação, que dividimos em 3 trimestres.

No primeiro trimestre existe um ganho de peso total, que é dividido para cada grupo de gestantes de acordo com o seu IMC e o segundo e terceiro trimestre o ganho é semanal.

Gestantes com baixo peso – primeiro trimestre ganho aproximado de 2,3kg e ganho de 0,5kg por semana no segundo e terceiro trimestre.
Gestantes com peso normal/adequado - primeiro trimestre ganho aproximado de 1,6kg e ganho de 0,4kg por semana no segundo e terceiro trimestre.
Gestantes com peso sobrepeso - primeiro trimestre ganho aproximado de 0,9kg, ganho de 0,3kg por semana no segundo e 0,2kg por semana no terceiro trimestre.
Gestantes com obesidade – não fazemos o ganho de peso no primeiro trimestre da gestação, essas gestantes devem ter um ganho de 0,3kg por semana no segundo e 0,2kg por semana no terceiro trimestre.

O ganho de peso adequado contribui para o crescimento sadio do feto, uma gestante que ganha peso excessivo não necessariamente dará a luz a uma criança com o peso adequado. O ganho excessivo de peso, assim como o baixo ganho de peso sempre resultará em algo ruim. Os dois maiores riscos para as gestantes quando ganham peso excessivo é o risco de desenvolverem Diabetes Gestacional e o risco da Hipertensão durante a gestação que leva ao quadro de Pré-Eclâmpsia e Eclâmpsia. Já para o bebê, o ganho excessivo de peso da mãe pode leva à macrossomia fetal, caracterizada pelo peso igual ou maior que 4kg ao nascer, os riscos para esse bebê são o de desenvolver Diabetes tipo 2, hipoglicemia neonatal, obesidade na infância e vida adulta.

O acompanhamento nutricional é essencial para ter uma gestação saudável, procure um nutricionista e faça o planejamento nutricional para o ganho de peso adequado na sua gestação, esse é o momento em que o futuro nutricional do seu bebê está sendo traçado. Procure sempre um Nutricionista apto para te atender.

Um super beijo da Nutri

http://www.abeso.org.br/pdf/Obesidade%20e%20gestacao.pdf



Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: peso - aumento - nutrição


Compartilhe:



21/06/2016 às 08h50m


Estou grávida! E agora?

Chegou o momento mais delicinha do blog, vamos falar sobre as futuras mamães e como deve ser todas as mudanças que irão ocorrer nos próximos meses.

Quando a mulher descobre a gestação ela está de pelo menos 4 semanas, a gestação é toda contada em semanas e não, não nascemos de 9 meses! Uma gestação com tempo ideal deve durar entre 39 e 41 semanas completas, então podemos dizer que nascemos com 10 meses.

O primeiro trimestre da gravidez é marcado por alguns sintomas clássicos como os famoso enjôos. Os enjôos acontecem, pois no primeiro trimestre a placenta está sendo formada e produzindo altos níveis de hormônios que são necessários durante a gestação, sendo assim, por mais que sejam incômodos os enjôos é um bom sinal de que tudo anda bem.

Devido à alta produção de hormônios as mamas começam a sentir as modificações da gestação, os mamilos ficam mais sensíveis ao toque, as mamas ficam mais volumosas e doloridas, um fato curioso, é que os mamilos ganham um tom mais escuro, isso acontece devido ao hormônio melanocítico que também é responsável pelo aparecimento da linea nigra que é aquela linha mais escura que aparece bem no meio da barriga de algumas gestantes, essa linha costuma começar acima do umbigo e seguir até o púbis. No terceiro trimestre da gestação, devido à alta concentração de prolactina hormônio responsável pela fabricação do leite é comum a secreção de leite pelos seios, essa secreção meio amarelada é o colostro e é o primeiro leite que o corpo da mulher produz.

E o famoso "pum"... pois é, durante a gestação é comum ter mais gazes, na verdade, sejamos sinceras, um punzinho não faz mal a ninguém! Mas quando os gazes são excessivos, a ponto de causar cólica intestinal a gestante deve relatar ao nutricionista para que a sua dieta seja reajustada. Dietas ricas em fibras e frutas como ameixa, mamão, laranja, ajudam no transito intestinal que, devido à gestação e modificações hormonais, está mais lento. A constipação intestinal é outra queixa comum das futuras mamães, isso ocorre principalmente no final da gestação. Novamente um dos responsáveis pela constipação intestinal é um hormônio, dessa vez a progesterona, mas também devemos levar em consideração a compressão que o útero e o bebê fazem em cima do intestino.

Outra alteração comum durante a gestação é o inchaço nas pernas e pés, esse inchaço ocorre devido ao ganho de peso e à compressão exercida pelo útero sobre a veia cava, o retorno venoso fica dificultado durante a gestação. A gestante deve evitar permanecer muitas horas em pé, assentada ou deitada, o ideal é que a gestante se movimente, ande mas também descanse. E quando as pernas e pés estiverem inchados o ideal é deitar-se com as pernas e pés mais elevadas, sobre uma almofada por exemplo.

Já aquela vontade louca de urinar que as gestantes sentem é devido à pressão do útero sobre a bexiga, com isso a bexiga fica cheia com um volume menor de urina e a gestante sente vontade de urinar, aliás, vontade constante de fazer "xixi" é um sintoma de gravidez, vamos ficar de olho! Reduzir a ingestão de água para evitar a vontade de ir ao banheiro não é uma boa idéia, durante a gestação o corpo da mulher necessita de uma ingestão adequada de água, tanto para ajudar no transito intestinal quanto pela necessidade aumentada devido a gestação em si.

A dica para as futuras mamães é, procurem um nutricionista e façam o planejamento nutricional adequado para a sua gestação! A gestação é um momento crucial para toda a vida do seu filho! Procurem um nutricionista apto a te atender e faça o acompanhamento pré-natal!

Um super beijo da Nutri



Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: gravidez - nutrição - dia-a-dia


Compartilhe:



14/06/2016 às 12h47m


Transtornos Alimentares – Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica

Você conhece alguém ou já passou por algum momento em que sentiu vontade de comer o mundo e foi lá e comeu? Pois é, isso se repete sempre? Essa é a principal característica do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica.

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica é caracterizado por episódios de descontrole onde a pessoa ingere compulsivamente um ou mais tipos de alimentos em grande quantidade e em um espaço de tempo curto, como alguns minutos ou algumas horas. A segunda característica desse transtorno é a ressaca moral que fica após esse tipo de episódio.

Assim como nos outros transtornos, o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica acontece como em um ciclo, onde ocorre o consumo desenfreado de alimentos, seguido de uma sensação de culpa e um sentimento de perda total do controle como se a pessoa não conseguisse controlar a quantidade e a velocidade com que está comendo o alimento.

A prevalência desse transtorno ocorre na proporção de 3:2 de mulheres para homens e ocorre principalmente em pessoas com sobrepeso ou obesidade. E por que isso acontece? Geralmente o indivíduo que deseja emagrecer não sabe qual o caminho tomar para alcançar a perda de peso, então enfrenta dietas muito restritivas, longos períodos sem se alimentar, dietas com alimentos de difícil acesso, então isso tudo desencadeia um episódio de compulsão. Outra característica desse e de outros transtornos é a ansiedade, depressão, sentimento de culpa e fracasso o que serve de estopim para desencadear novos episódios de compulsão.

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica pode estar presente em outros transtornos, como na Bulimia Nervosa, mas também pode ocorrer sozinho em pessoas que apenas tem os episódios de compulsão, mas não fazem uso de nenhuma estratégia de compensação para se livrarem do que consumiram.

O mais importante em todo tipo de Transtorno Alimentar é o apoio familiar e dos amigos, é buscar por profissionais capacitados para atender essa pessoa, buscar a educação nutricional e uma reeducação alimentar, procurar por bons médicos, psicólogos, que estejam aptos a receber e tratar esse paciente. Volto a lembrar que todos as pessoas que possuem Transtornos Alimentares precisam ser tratados por uma equipe Transdisciplinar, os Transtornos Alimentares são doenças graves que podem levar à morte, seja por desnutrição severa, por uso de medicamentos, por doenças ligadas à obesidade ou pelo suicídio, sendo que o suicídio é um ato que ocorre muito entre as pessoas com Transtornos Alimentares.

Procure ajuda, não perca tempo.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: transtornos alimentares - compulsão alimentar - nutrição


Compartilhe:



08/06/2016 às 09h10m


Transtornos Alimentares – Bulimia Nervosa

O que você faria para ser magra?

A pergunta continua nos transtornos alimentares, essa é uma pergunta que não cala, mas a resposta é sempre a mesma, qualquer coisa é válida para permanecer magra!

A Bulimia Nervosa aparece principalmente durante a adolescência, mas uma de suas características é perdurar pela vida adulta, em pessoas com faixa etária entre 30 e 50 anos. Atingindo principalmente mulheres, mas também é uma doença que acomete homens, aproximadamente 30% das pessoas Bulímicas são obesas, o que se torna um fator agravante para o diagnostico e tratamento precoce.

A Bulimia Nervosa acontece em um ciclo vicioso, onde a pessoa consome um alimento, se sente culpada e triste, utiliza-se de um método para tentar se livrar do alimento, como no caso de provocar o vômito, o uso de laxantes, de chás diuréticos, remédios para emagrecer, que são os chamados métodos compensatórios, mas após esse episódio de vômito, por exemplo, os sentimentos de culpa e tristeza não passam, então volta à vontade de comer e o ciclo se reinicia. O paciente Bulímico geralmente sofre também de compulsão.

Sobre os fatores que levam ao desenvolvimento da Bulimia Nervosa, além dos fatores psicológicos, podemos observar a constante vontade de ser magro, sentimento de tristeza, angustia e sentimento de culpa ao consumir algum alimento, a classificação de alimentos "engordativos" como aqueles alimentos que a pessoa acredita que a façam engordar.

Os sintomas são principalmente a compulsão alimentar, quando a pessoa consome grandes quantidades de alimento em um curto espaço de tempo, a utilização de métodos compensatórios como o uso de laxantes, vômitos provocados pela própria pessoa, descontrole com a ingestão e quantidade dos alimentos, sentimentos de culpa atribuídos ao alimento.

Os Transtornos Alimentares devem sempre ser tratados por profissionais capacitados para tal tratamento, necessita-se de uma equipe transdisciplinar, com nutricionistas, médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas, entre outros. Procure sempre ajuda de profissionais capacitados para te ajudar.

Tenham todos uma ótima semana.

Um super beijo da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: transtornos alimentares - bulimia - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: