24/03/2018 às 12h42m


Náuseas e desconforto na prática de atividade física.


As queixas de desconforto grastrointestinal durante a prática de atividade física são muito comuns, principalmente se tratando de atividades físicas de resistência. Sintomas como náuseas e vômito são muito comuns e isso pode ocorrer dependendo do que foi consumido na refeição pré-treino.

Existem três causas que levam aos desconfortos gastrointestinais, as causas são de natureza mecânica, fisiológica ou nutricional. Durante a prática de atividade física intensa, principalmente em estado de hipohidratação, ocorre uma redução do fluxo sanguíneo mesentérico, isso explica a possível causa fisiológica das náuseas e desconforto grastrointestinal durante o exercício.

Se tratando da parte Nutricional, a refeição pré-treino é fundamental para que possamos executar um treino de qualidade. Uma refeição inadequada ou que não supra as nossas necessidade impactará em um treino deficiente, na falta de energia e podendo gerar também os desconfortos gastointestinais relatados por muitas pessoas.

Alimentos ricos em fibras, gorduras, proteínas e frutose tem sido associados às queixas de certos desconfortos durante as atividades físicas, o motivo é que esses alimentos provocam um esvaziamento gástrico mais lento e o acúmulo de líquido no lúmen intestinal, podendo provocar sintomas como náuseas, vômito, flatulência, todo tipo de desconforto gastrointestinal. Em relação aos carboidratos, não se trata de apenas um fator, mas sim uma soma de fatores para que ocorram os eventos de desconforto gastrointestinais, mas sabe-se que o tipo de carboidrato como a frutose, a osmolaridade e acidez desse carboidrato são fatores que contribuem para o aparecimento do desconforto.

Uma boa estratégia para evitar os transtornos gastrointestinais seria o consumo de pequenas quantidades de diferentes tipos de carboidratos, pois quando comparado ao consumo de uma grande quantidade de um único tipo de carboidrato.

De modo geral, se alimentar bem é essencial para a prática de qualquer atividade física, bem como uma hidratação adequada. Quando se trata, principalmente, de atletas, a boa nutrição e estratégias nutricionais pontuais é o segredo para o sucesso, bom desempenho e o que difere os que vencem e perdem.

Procure sempre o auxilio de um nutricionista para orientação nutricional.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: náuseas,desconforto,atividades físicas,sintomas


Compartilhe:



11/03/2018 às 19h01m


Chás que Emagrecem


Os chás são aliados de uma alimentação saudável, seus benefícios como a ação diurética, ação calmante, ação termogênica, sem contar com os compostos fitoquímicos presentes nos chás, tudo isso pode ser aproveitado em diversos momentos do tratamento do emagrecimento e também para a saúde em geral.

Existe uma grande variedade de chás que podemos usar, como o chá verde, o chá de hibisco, a cavalinha, o gengibre, a canela, entre outros.

Veja alguns desses chás e suas propriedades.

Chá Verde – rico em antioxidantes e cafeína, tem ação diurética e pode ser usado como auxílio no tratamento para emagrecimento. A cafeína presente no Chá Verde ajuda na lipólise, que é a quebra da gordura, além de combater o inchaço devido a sua ação diurética.
Restrição: Gestantes, Hipertensos e pessoas com Hipotireoidismo.

Hibisco – possui ação diurética e leve ação termogênica, também tem ação anti-inflamatória que combate as inflamações causadas pela obesidade. O Hibisco também possui fitoquímicos como a antocianina que é uma importante aliada na prevenção e no retardo do aparecimento de doenças como câncer, doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares, isso se deve ao seu alto poder antioxidante.

Cavalinha – além do seu alto poder diurético, a cavalinha pode ser usada também em episódios de grandes fluxos menstruais, além de ter ação remineralizante e digestiva, combater o reumatismo e a hipertensão, ter ação cicatrizante e adstringente, o que leva a sua utilização muito além dos chás.

Gengibre – a raiz de gengibre tem um elevadíssimo poder antioxidante, anti-inflamatório, combate enjoos, náuseas, auxilia no controle do diabetes por promover hipoglicemia e promove efeito termogênico, ajudando no emagrecimento, também aumenta a lipólise que é a quebra da gordura, auxiliando os resultados e desempenho durante as atividades físicas.

Uma questão importante é a forma de preparo dos chás, para poder aproveitar todos os benefícios das plantas.

Infusão – é o melhor método para folhas, flores e ervas. Leve a água ao fogo, quando chegar ao ponto de fervura apague o fogo e adicione o chá, tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. A infusão para talos, caules e cascas é por cerca de 20 a 30 minutos.

Decocção – Coloque a água no fogo e quando levantar fervura adicione o chá e deixe cozinhar por alguns minutos. Para flores, folhas e ervas deixe cozinhar por no máximo 10 minutos. Para raízes, cascas, talos e caules, corte em lascas e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos, apague o fogo e tampe a panela, deixe tampado por alguns minutos até que a temperatura caia um pouco, coe e consuma.

Consulte sempre um Nutricionista para adequar a prescrição de chás a suas necessidades.

Nutricionista Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: chá,emagrecer,cafeína,obesidade


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: