14/12/2017 às 20h23m


Nutrição não é ditadura!


Olá caro leitor do blog Nutrição em Pauta!

Essa será uma postagem diferente, terá uma entonação bem pessoal, quase um desabafo de uma nutricionista.

Atualmente eu tenho visto o conceito popular de Nutrição mudar, estamos vivendo uma época em que a nutrição desnutre as pessoas, com um conceito distorcido de dietas baixíssimas em calorias e super restritivas, as pessoas tem se torturado para seguir "a dieta"...

Eu tenho visto notícias e mais notícias falando sobre o suicídio de pessoas jovens que se frustraram buscando o "corpo perfeito", pessoas se matando por não se enquadrarem no "padrão de beleza" atual! Mas qual é o padrão de beleza?

Nós somos seres humanos, não somos máquinas, possuímos biotipos diferentes, características físicas diferentes, e isso é o que nos torna único no mundo!

O papel da Nutrição nesse contexto é explorar o que cada um tem de melhor, evidenciar as suas características mais bonitas, também é nutrir o seu corpo, ajustando a sua alimentação a todas as suas necessidades. O ato de comer é algo que gera extremo prazer! Mas, atualmente comer virou um martírio, o passar fome é o atualmente correto, dietas zero carboidrato para um corpo que utiliza primariamente o carboidrato como fonte de energia, dietas riquíssimas em gordura para uma pessoa que não tem um gasto energético compatível com a ingestão calórica.

Os "padrões de beleza mudaram", pessoas compartilham conosco suas rotinas, suas refeições, seus treinos, mas até onde isso tudo é verdadeiro? Precisamos ter discernimento para saber o que é verdadeiro ou não nesse mundo digital! Recentemente uma blogueira famosa que havia postado em suas redes sociais foi desmascarada em um programa de rádio, onde acreditando estar fora do ar perguntou a mãe se declarava ou não ter feio uma cirurgia de lipoaspiração, então a mãe respondeu "conta a verdade maquiada"! Essa mesma blogueira, que vende seu estilo de vida para um público jovem, havia postado em suas redes sociais uma postagem com um antes e depois, dizendo que todo o seu resultado era apenas fruto de dieta e atividade física.

Há muita mentira e nós estamos comprando essa ideia, nossos adolescentes estão a cada dia mais deprimidos, ansiosos, querem alcançar corpos de adultos, meninas com 13 anos colocando prótese de silicone nos seios, se maquiando como mulheres de vinte e tantos anos, os meninos querem ter tanquinho e braços de 40cm, precisam provar a sua masculinidade em seus corpos sarados! Nossos jovens estão morrendo!

A Nutrição não é uma ditadura do corpo perfeito, eu não me formei para isso! A Nutrição é uma ciência que busca um equilíbrio do corpo e da mente, o que não significa magreza ou definição muscular, a Nutrição está muito acima disso! Nutrição significar Nutrir, dietas restritivas desnutrem nossos corpos, isso não faz parte da Nutrição.

E se vocês me permitirem deixar um conselho, na beleza não existe padrão, ser diferente é o que te torna raro, não se permita encaixar nos padrões, seja você o seu maior padrão de beleza, imagina se fossemos todos iguais, estaríamos lutando para ter algo diferente um do outro.

 

Beijinhos da Nutri. 


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: nutrição,desnutrir,explorar,refeições


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: