19/10/2017 às 18h38m


Mudando hábitos que engordam.


O verão está chegando e com ele muitas pessoas procuram adquirir uma nova rotina, tanto alimentar quanto de atividade física. Isso acontece por dois motivos, o primeiro é que durante o verão nós ficamos mais expostos, usando roupas mais curtas e a maioria das pessoas procuram melhorar a sua aparência devido a isso, o segundo motivo é que com o verão muitas pessoas se sentem mais dispostas a praticar atividade física, durante o frio é comum muitas pessoas deixarem de lado a academia.

Então, para que você que deseja adquirir novos hábitos nesse verão, mudar seu estilo de vida e de sentir bem com o seu corpo, anote essas algumas dicas que irão te ajudar.

Consuma mais água – Com o verão nossa necessidade de água aumenta, então precisamos consumir mais água e também bebidas isotônicas como água de coco e soro caseiro ou de reidratação. O consumo de água também te auxilia no emagrecimento! Isso mesmo, consumir água adequadamente te auxilia nos processos de perda de peso, sugere-se que o consumo 500mL de água 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar, totalizando 1,5L de água a mais que o mínimo necessário te auxilia na perda efetiva de peso, foi isso que um estudo publicado pelo Journal of Clinical and Diagnostic Research encontrou avaliando 50 jovens por 8 semanas, ao final do estudo além da redução do peso corporal houve redução no percentual de gordura.¹

Durma adequadamente – Dormir mal não te faz apenas ficar cansado, mas também te faz ficar mais inflamado! Sim, um sono inadequado aumenta os marcadores de inflamação, fazendo com que seu sistema imunológico fique debilitado, seus marcadores de inflamação aumentados e a sensibilidade hormonal reduzida, te deixando mais propenso a adquirir uma inflamação, desenvolver várias doenças e também reduzindo sua capacidade metabólica, dificultando tanto perder peso quanto ganhar massa magra. Então, para emagrecer e ficar com a saúde em dia, durma!²

Evite o estresse – Viver sobre estresse é algo comum nos dias de hoje, mas muitas vezes o seu emagrecimento fica comprometido pelo estresse diário que nós vivemos. Quando estamos sob a condição de estresse é liberado em nosso corpo um hormônio chamado Cortisol, esse hormônio bloqueia a via hormonal promove o emagrecimento. O Cortisol alterado também aumenta a sensação de fome, fazendo com que você coma mais e sem necessidade, mesmo adequando a dieta, a pessoa continua ganhando peso. Uma grande aliada nessa situação é a prática de atividades físicas, que auxilia na modulação hormonal reduzindo os níveis de estresse e cortisol.³

Não fique com fome – Quando estamos com fome tendemos a comer mais, por exemplo, ao chegarmos em um restaurante, quando não estamos com tanta fome tendemos a pegar menos comida, já que nosso corpo entende que aquela quantidade será suficiente para nos saciar, mas quando chegamos ao restaurante com muita fome nosso cérebro nos envia a seguinte mensagem "você está com fome e precisa comer muito para te saciar e suprir as suas necessidades", então a nossa tendência é comer mais, por mais que uma quantidade menor nos saciaria plenamente. Então, fracione melhor as suas refeições e evite ficar com muita fome. Opte por pequenas refeições entre as grandes refeições, como um pequeno lanche no meio da manhã e no meio da tarde com frutas e castanhas, pois as frutas são fontes de carboidrato e as castanhas são fontes de gordura boa, o que irá promover saciedade até a próxima refeição.

Beijinhos da Nutri.

1 – Vinu A. Vij, AnjAli S. joShi. Effect of ‘Water Induced Thermogenesis’ on Body Weight, Dody Mass Index and Body Composition od Overweight Subjects. Journal of Clinical and Diagnostic Research. 2013 Sept, Vol – 7(9): 1894-1896.

2 – Bellesi M et al. Slessp Loss Promotes Astrocytic Phagocytosis and Microglial Activation in Mouse Cerebral Cortex. Journal of Neuroscience 24 May 2017, 37 (21) 5263-5273.

3 - Geiker NRW et al. Does stress influence sleep patterns, food intake, weight gain, abdominal obesity and weight loss interventions and vice versa? Obesity Reviewa Jun, 2017


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: rotina,atividade física,aparência,academia


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: