04/05/2018 às 16h40m


Você acorda cansado?

O que acontece com quando o seu despertador toca? Você abre os olhos e parece que acabou de deitar e já é hora de levantar?

Saiba que a sua alimentação tem muito a te dizer sobre isso!

Uma alimentação inadequada é, na maior parte das vezes, a grande causadora desse efeito do cansaço diário, aquele cansaço que é maior que o cansaço normal do dia a dia, aquele cansaço que te impede de fazer o que gosta depois do trabalho, que te deixa em casa no sábado à noite e que te faz se sentir morto no dia seguinte.

O desequilíbrio alimentar provoca carências nutricionais e isso, ao longo dos anos, pode provocar uma série de problemas graves. 

A ingestão inadequada de ferro, por exemplo, pode te levar a desenvolver uma anemia e pode estar provocando esse cansaço extremo. O ferro é o nutriente responsável por carregar e distribuir o oxigênio para o corpo, a falta de ferro provoca uma distribuição inadequada desse oxigênio, e sendo o oxigênio o nosso "combustível" nosso corpo fica sem energia.

imageOutro erro comum na alimentação e que pode provocar extremo cansaço é a redução do consumo de gorduras boas. A gordura participa de vários processos hormonais, nossa testosterona é sintetizada a partir do colesterol, então, uma dieta hipolipídica, quer dizer, com extrema redução das gorduras, pode provocar uma queda da testosterona e isso implica em indisposição e queda de resultados nos esportes, por exemplo.

A desidratação também causa o cansaço extremo, consumir pouca água pode te deixar prostrado e cansado! Muitos nutrientes são hidrossolúveis, quer dizer, solúveis em água e ela é responsável por levar esses nutrientes para dentro das nossas células. Um consumo inadequado de água desacelera seu metabolismo e seu corpo começa a poupar energia, começa a trabalhar de forma mais lenta e você começa a se sentir muito cansado. A falta de água também.

A baixa exposição solar também pode provocar deficiências nutricionais em nosso corpo. Nós sintetizamos a Vitamina D à partir da exposição solar e evitar o sol pode, em algumas situações, provocar a queda dessa vitamina que é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma pessoa com a vitamina D baixa pode se sentir extremamente cansada, além de geralmente se sentir deprimida e triste.

A falta da atividade física também pode contribuir para esse cansaço excessivo! Nosso corpo foi projetado para se exercitar, mesmo que bata aquela preguiça, calce o tênis e vá praticar a sua atividade diariamente, não seja vencido pelo cansaço, a atividade física libera endorfina no nosso corpo, hormônio que causa extrema sensação de bem estar e felicidade.

As informações contidas nesse artigo não substituem a consulta e o acompanhamento nutricional.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: dormir, cansaço, acordar, despertar


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: