08/11/2018 às 09h45m


Horário de verão e as mudanças no dia a dia

No último final de semana os relógios foram adiantados em uma hora, é a chegada do horário de verão, e todos os anos acontece tudo igual, muitas pessoas não conseguem se habituar a essa mudança e sofrem com os efeitos da troca de horário. A alteração da rotina pode explicar o desconforto e cansaço que muitas pessoas sentem, mas será que é só isso?

Nosso corpo é regido por um sistema chamado Ciclo Circadiano, que regula diversas de suas funções, principalmente as hormonais. Devido a isso podemos explicar as queixas como insônia, cansaço, sonolência, alterações no apetite, mau humor, irritabilidade, menor capacidade de raciocínio principalmente pela manhã, entre outros sintomas.
O Ciclo Circadiano tem duração de 24 horas e funciona em cada pessoa de uma forma, porém, sabe-se que a luz do sol influencia diretamente no funcionamento correto desse ciclo, por isso, muitas pessoas perderam a hora nos primeiros dias do novo horário e várias outras foram dormir mais tarde. É o Ciclo Circadiano ainda se adaptando a nova realidade. 

A nutrição tem papel fundamental para amenizar os efeitos e sintomas da mudança de horário. Optar por comidas mais leves à noite, como um prato com carne e salada, ajudará ter uma digestão mais facilitada para dormir bem. Evitar alimentos ricos em cafeína no período da tarde e da noite, como café, chá mate, chá verde, evitar os suplementos pré-treino, bebidas energéticas, também ajuda a evitar a insônia, já que o ciclo do sono está alterado. 

A rotina do sono também é fundamental para ajudar o corpo a reajustar-se no novo horário, então evitar o uso de celular por pelo menos uma hora antes de se deitar, apagar todas as luzes e dormir em um ambiente escuro ajuda na liberação da Melatonina, que é o hormônio do sono e também essencial. Outra boa dica é evitar os banhos gelados à noite, pois a água gelada desperta o sono que vem chegando ao anoitecer. 

O horário de verão não traz prejuízos apenas ao anoitecer, o despertar também fica mais difícil e para aquelas pessoas que tem dificuldade no período da manhã, bebidas ricas em cafeína como o próprio café, chá verde e o chá mate são opções legais para te ajudar a despertar. Aproveitar as temperaturas mais quentes e tomar um banho mais gelado pela manhã também ajuda o corpo a despertar e se preparar para a jornada de trabalho.

A atividade física também é essencial para ajudar o corpo a se adaptar ao novo horário, mas para isso você sempre devem procurar a ajuda do Professor de Educação Física, para que seja definida a melhor atividade para as suas necessidades.

E aproveitar o sol, pois no verão temos a tendência de correr do sol, mas a falta de vitamina D pode piorar todo o quadro de desconforto com o novo horário, provocando ainda mais cansaço e fadiga, então aproveitem o sol da manhã por alguns minutos expondo áreas que geralmente ficam cobertas e menos expostas ao sol, como a barriga, costas, pernas, sem o protetor solar para realizar a síntese da vitamina D, essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Não deixem de usar o protetor solar nas áreas mais expostas ao sol para prevenção do câncer de pele.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: horário, Vérão, alteração, corpo


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: