22/09/2017 às 13h34m


Jejum Intermitente – Parte 1


O Jejum Intermitente tem sido um dos assuntos mais comentados atualmente, muito se fala sobre essa prática que não é nova, mas têm ganhando cada dia mais adeptos pelo mundo.

Mas quando se fala de jejum muitos pontos são levantados, como exemplo, o protocolo a ser seguido, o público que mais se adéqua a prática do Jejum Intermitente, os efeitos do Jejum sobre o corpo, são tantas as dúvidas que vamos esclarecer em duas postagens, essa e a da semana que vem também.

O Jejum Intermitente nada mais é do que a prática de se manter longas horas de jejum intercaladas com alimentações e existem diversos protocolos como os de 6/18, 18/6, 12/12, 24/12e esses protocolos variam até em jejuns que duram semanas, apesar de ser o menos convencional e indicado. Durante o período de jejum o corpo utiliza como energia os corpos cetonicos oriundos da oxidação de ácidos graxos, ou seja, quebra da gordura para utilização como fonte de gordura. Durante o uso dos corpos cetonicos não ocorre ativação da insulina, então ocorre uma melhora nesse processo também.

Mas o que podemos esperar de resultados de uma dieta com prática de Jejum Intermitente? Bom, sugere-se que o jejum intermitente module os metabolismos glicídicos e lipídicos, sendo o metabolismo dos açúcares e das gorduras, dessa forma, promovendo a redução do acúmulo de gordura do corpo. Também podemos observar uma melhora nos marcadores de inflamação, melhora dos marcadores de colesterol e triglicerídeos, aumento da excreção da Adiponectina que é um hormônio que também auxilia na perda de gordura, melhora na biogênese mitocondrial, que nada mais é do que o aumento e melhora das mitocôndrias das nossas células e essas mitocôndrias são as responsáveis pela formação de energia no nosso corpo.

Os grupos onde a prática de Jejum Intermitente é mais indicado são diabéticos, pessoas com resistência a insulina, pessoas com perda de peso dificultada, entre outros, mas não são todas as pessoas que devem praticar o jejum, como por exemplo pessoas com doenças crônicas e em utilização de medicação específica, por esse motivo o Nutricionista deverá ser sempre consultado.

Para saber mais sobre Jejum Intermitente não perca a nossa postagem da semana que vem.

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: jejum,dieta,resistência,doenças


Compartilhe:



18/09/2017 às 18h16m - Atualizado 22/09/2017 às 15h14m


Fazer dieta Não é caro!

Uma grande dúvida dos pacientes no consultório de Nutrição é sobre o valor de se fazer uma dieta, mas eu sempre digo fazer dieta não é caro!

Quando não seguimos um plano alimentar tendemos a comprar coisas superfulas como biscoitos, chocolates, refrigerantes, empanados, salgadinhos, balas, enfim, nós compramos alimentos que não nos alimenta e que são mais caros que os alimentos presentes em uma dieta.

Mas como deixar a dieta mais barata? Anote algumas dicas.

1ª – Procure as promoções, se programe para ir ao supermercado no dia de promoção e não tenha preguiça, vá ao supermercado pelo menos 2x na semana para aproveitar melhor esses dias de promoção. Os supermercados geralmente colocam promoções durante a semana, então, evite fazer as suas compras no final de semana.

2ª – Procure as verduras, legumes e frutas em feiras, mercado do produtor, sacolão, pois esses produtos costumam ser mais baratos nesses lugares quando comparado aos preços de supermercados.

3ª – Procure comprar produtos da época, produtos na entressafra são mais caros e de menor qualidade.

4ª – faça uma planilha de compras, dessa forma você evita comprar alimentos que não irá consumir e evita o desperdício.

5ª – Planeje a compra de frutas da semana, compre frutas mais maduras e também frutas um pouco mais verdes, dessa fora as frutas mais verdes chegarão boas para o consumo no final da semana e você não as perderá.

6ª – Faça lista para ir ao supermercado, dessa forma você se limita comprar apenas o que está na lista e não gasta dinheiro com produtos que não estão na dieta.

Dieta é planejamento, se planejada corretamente você com certeza irá poupar dinheiro.

Gostou das dicas? Então fique de olho, toda semana tem matéria fresquinha para você.

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: dieta,alimentos,mercado,produtos


Compartilhe:



04/09/2017 às 13h19m


Suplementação no esporte – Parte 1


A suplementação nutricional ganhou grande espaço na vida dos praticantes de atividade física nos últimos anos, a variedade de suplementos disponíveis no mercado aumentou acompanhando a grande procura do público.
 
Com destino certo, a indústria farmacêutica e alimentícia vem investindo nas tecnologias dos suplementos, temos disponíveis hoje no mercado uma variedade enorme de suplementos como as proteínas, aminoácidos, pré-treino, entre outros, mas o que realmente funciona?

Segundo um estudo de revisão, publicado em janeiro de 2017 na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, onde foi investigado o efeito da suplementação de Creatina sobre a composição corporal de praticantes de atividade física, o uso de creatina auxilia no processo de aumento de massa muscular desde a formação de energia até o ganho de massa magra.

O ganho de massa magra pelo uso da suplementação de Creatina pode ser explicado devido ao aumento da síntese proteína e a redução da proteólise muscular, que é a degradação da "proteína" das células musculares. Quando utilizamos o suplemento de creatina, ocorre uma retenção de líquidos intracelulares e isso evita que nossas células percam, por exemplo, aminoácidos de cadeia ramificada (Valina, Leucina e Isoleucina) que são essenciais para a hipertrofia muscular, dessa forma a proteólise muscular é reduzida.

A creatina também é mais eficaz em exercícios de alta intensidade e curta duração, como os treinos de musculação, não sendo tão eficaz em exercícios aeróbicos como, por exemplo, as corridas.

Gostou dessas dicas? Na semana que vem falaremos sobre a suplementação pré e pós-treino.



Beijinhos da Nutri.



Oliveira, Ludmila Miranda, Maíra De Oliveira Azevedo, and Camila Kellen De Souza Cardoso. "Efeitos da suplementação de creatina sobre a composição corporal de praticantes de exercícios físicos: uma revisão de literatura." RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva 11.61 (2017): 10-15.
 


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: suplementação,proteínas,atividade,industria


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: