25/08/2018 às 18h01m


Alimentos da moda, mocinhos ou vilões?

Atualmente a nutrição está no alvo da mídia e como a indústria alimentícia não é boba nem nada, não fica de fora dessa! Nos últimos tempos os alimentos "FIT" lotaram as prateleiras dos supermercados, aumentou o número de lojas de produtos "naturais" e consequentemente o consumo desses produtos também cresceu. Mas, e ai? Você sabe quais desses produtos valem a pena o investimento ou quais deles são pura enganação?

Zero Lactose ou Lacfree – Para começarmos a conversar, eu preciso explicar que não existe um produto derivado do leite que não contenha lactose, o que a indústria faz é acrescentar a enzima Lactase nesses produtos e comercializar como sendo zero lactose! Sobre o benefício desse tipo de produto; Esse tipo de produto beneficia as pessoas com algum tipo de intolerância a lactose! Vale a pena o investimento? Só vale o investimento para quem tem intolerância, quem não é intolerante não deveria consumir esse tipo de produto pois corre o risco de desenvolver a intolerância.

Zero Glúten ou Glúten Free – Esse tipo de produto entra na mesma classe de produtos Zero Lactose, porém no caso dos produtos Zero Glúten  a industria utiliza, geralmente, farinhas e ingredientes que não contenham glúten para substituir os ingredientes convencionais e fazerem produtos similares, como no caso do macarrão zero glúten que é feito com a farinha de arroz, pães zero glúten que são feitos com outras farinhas e não  levam farinha de trigo em suas composições. Mas será que vale a pena? Bom, minha opinião continua a mesma, existe indicação para retirar o glúten? Caso exista está tudo bem, vale o investimento. Caso não exista a indicação de cortar o glúten da alimentação, não vale a pena investir nesse tipo de alimento.

Alimentos Integrais – Bom, esse aqui costuma ser uma pegadinha srsr, vale a pena se o produto for realmente integral, tendo a farinha integral como seu principal ingrediente (principalmente se não houver farinha branca em sua composição), caso tenha a farinha branca em seus ingredientes, você comprará sabendo que esse produto é semi-integral ou não é integral e deverá analisar se vale a pena ou não pagar mais caro por ele.

Diet e Light – Os produtos Diet e Light foram, inicialmente, desenvolvidos para um público específico, diabéticos e pessoas que precisavam perder peso, porém a indústria começou a colocar esse tipo de rótulo em produtos que não tinham essas características, então, eu acredito que não vale a pena investir caro nesse tipo de produto. Sempre comparem a tabela nutricional dos produtos.

Biscoitos integrais e barrinhas de cereal  – Definitivamente o investimento não vale a pena (minha opinião), pois é um tipo de alimento que geralmente tem muito carboidrato ou gordura por porção. Por mais que esse tipo de alimento salve a nossa vida em momentos de aperto como por exemplo em uma viagem, eles não devem ser consumidos diariamente.

Na semana que vem vamos falar sobre os alimentos que são mocinhos, aqueles que valem a pena o investimento e seus benefícios para a nossa saúde. Fiquem de olho

Beijinhos da nutri 

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: diet, light, alimentos, fit


Compartilhe:



17/08/2018 às 17h14m


Perda de peso ou perda de gordura?

Muitas pessoas procuram ajuda nutricional com a finalidade de perda de peso, mas afinal, as pessoas querem perder peso ou perder gordura corporal?
Em nossa constituição corporal existem 2 tipos de peso, o peso magro que é composto pela massa muscular, massa óssea, o peso as nossas vísceras e da água do nosso corpo e o peso gordo, que é composto pelo peso do tecido gordo (tecido adiposo) que temos.

De um modo geral, todos nós temos mais peso magro que peso gordo. Quando pensamos em peso magro e metabolismo, precisamos lembrar que, nosso corpo gasta energia para manter o peso magro, afinal os tecidos que compõe o peso magro, como o tecido muscular, os nossos órgãos, precisam de energia para se manter, precisam de sangue, nutrientes, oxigênio e por isso tudo, manter o peso magro mais alto é um aliado do emagrecimento, pois ocorre o aumento do gasto energético.
 
Já se tratando da gordura, existem 2 tipos de gordura no nosso corpo, o tecido adiposo marrom, que é encontrado principalmente em recém nascidos e reduz seu volume na vida adulta, esse tecido adiposo marrom tem como função o gasto energético além de  e o tecido adiposo branco, que é o responsável pelo volume de gordura que vemos sob a pele e entre os órgãos. O tecido adiposo branco é responsável por armazenar energia, é como uma poupança de energia que nosso corpo faz, além de ser um tecido inflamado, pois produz citocinas pró-inflamatórias, causando respostas do sistema imunológico.

Apesar de já sabermos que o tecido adiposo participa da atividade endócrina do nosso corpo, como por exemplo, participa da secreção de alguns hormônios, como na síntese de testosterona, leptina, entre outros, quanto mais tecido adiposo nós temos maior é a taxa de inflamação e risco para as doenças crônicas, como Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão Arterial, problemas Cardiovasculares no geral,  então, além de pensarmos na melhora do gasto energético, perder peso reduzindo o peso gordo é a melhor opção para mantermos a perda de peso por mais tempo.

O que acontece muitas vezes é que, ao aumentarmos o peso do peso magro e reduzirmos o peso gordo, o peso da balança não sofre alteração, porém nós podemos dizer que emagrecemos, visto que o peso magro aumentou e o peso gordo diminuiu.

Agora que já entendemos um pouquinho sobre o processo de gasto de energia e sobre as funções do peso magro e do peso gordo, o que você deseja, perder peso ou perder gordura?

Beijinhos da Nutri.

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: mutrição, peso, gordura, balança


Compartilhe:



09/08/2018 às 18h01m


Insatisfação com o corpo, quem nunca?

Eu trabalho atendendo a pacientes há alguns anos, e percebo que em muitas ocasiões as pessoas estão insatisfeitas com seus corpos e aparência física por modelos e padrões impostos pela mídia, modelos que são inalcançáveis e cruéis.

Quantas mulheres chegam até mim pedindo ajuda para pesar um peso que não condiz com sua altura e biótipo, quantos homens chegam até mim pedindo para ficar fortes, sarados, porém não têm uma vida que permite ter esse tipo de "shape". Mas as pessoas querem fazer parte do meio, serem aceitas e participar dos grupos sociais, grupos esses onde ninguém que faz parte está do jeito que gostaria de ser, porém cobram uns dos outros apresentarem corpos esculpidos, seja na academia ou na faca...

Laus (2006) já dizia em seu trabalho que a imagem corporal é construída através da forma com que o indivíduo percebe seu corpo, que é a associação feita entre o seu corpo e os parâmetros de beleza tidos como perfeitos pelo indivíduo. Em outro trabalho, realizado por Kano (2008), diz que a percepção corporal também está diretamente ligada com a percepção do indivíduo sobre como ele está inserido no meio social que convive, por exemplo, sobre como as pessoas o percebem e sobre como o indivíduo percebe isso, sobre o julgamento social, aceitação social, dessa forma a pessoa constrói a sua autoimagem e a sua autopercepção.

A mídia atual propõe que devemos ser todos magros, altos, belos e saudáveis, mas em contrapartida, toda essa pressão social está adoecendo as pessoas. Atualmente a depressão ligada as redes sociais está crescendo, podemos ver pessoas se suicidando porque não conseguem alcançar os padrões que considera ser de beleza, se esquecendo que a beleza é única e é isso que nos torna belos.

Os transtornos alimentares também estão ligados a todo esse processo, existe um ciclo vicioso, "eu não alcanço o padrão de beleza que eu gostaria, então eu vou comer para afogar as mágoas, então momentaneamente eu fico feliz, porém isso me engorda ainda mais, então eu fico triste novamente e volto a comer". Esse ciclo é o que mantém as pessoas reféns dos transtornos, seja de imagem, seja os transtornos alimentares e até mesmo os transtornos psíquicos.

Claro que, é normal vez ou outra estarmos insatisfeitos com o nosso corpo, nossa aparência, mas o saudável é que isso ocorra como por exemplo no caso de, "nossa, meu cabelo está precisando de uma hidratação; então eu estou insatisfeita com meu cabelo, mas procuro uma cabeleireira e saio feliz da vida do salão". O nível de insatisfação do meu exemplo é natural e totalmente saudável, porém, caso ocorra uma insatisfação que te leve a praticar atividades físicas por horas e horas e a comer coisas que você detesta, mas são importantes para deixar a "barriga chapada", esse tipo de insatisfação já é preocupante, pois você está se sacrificando e pode gerar problemas mais graves, como uma depressão.

Se você se encaixou nesses  exemplos ou caso você viva insatisfeita com a sua imagem e corpo, procure ajuda, procure um profissional que te oriente e trace metas saudáveis para que você alcance o seu objetivo.

Um grande beijo da Nutri.

Fontes consultadas para este artigo: LAUS, M. F.; et al. Percepção da imagem corporal e estado nutricional em estudantes de nutrição, Alim. Nutri. Araraquara, vol.17, n.1, p.85-89, 2006
KANNO, P.; et al. Discrepâncias na imagem corporal e na dieta de obesos, Rev. Nutri., Campinas, vol.21, n.4, p.423-230, 2008

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: corpo, espelho, modelo


Compartilhe:



02/08/2018 às 09h17m


Semana Mundial da Amamentação

Estamos dando início à Semana Mundial da Amamentação, a campanha que foi lançada no Brasil no mês passado, no dia 27, teve início dia 01 de agosto e se encerrará no dia 07 de agosto. A campanha tem a intenção de orientar e reforçar a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, a amamentação complementar até os 2 anos de idade, e também como objetivo a redução das comorbidades da primeira infância como a redução da mortalidade infantil.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o aleitamento materno reduz em 13% o risco de morte de crianças por causas evitáveis, além de evitar outras doenças. 

A orientação sobre o aleitamento materno deve se iniciar durante a gestação, muitas mulheres deixam de amamentar seus bebês por medos e insegurança, como o mito do leite fraco ou por acreditarem que produzem menos leite do que o necessário ou por medo das mamas ficarem caídas e flácidas. O leite materno é único e insubstituível, cada mulher produz o leite de acordo com as necessidades do seu bebê, além do leite materno conter as imunoglobulinas que são as células que compões o sistema imunológico do bebê protegendo o seu filho de infecções, alergias, diarreias, da mortalidade neonatal tardia e da mortalidade infantil, das doenças respiratórias, do diabetes e da obesidade na infância e na vida adulta.

O leite materno é o alimento mais adequado para o consumo de bebês, ao nascermos o nosso intestino é imaturo, não possui sistema de defesa, o sistema imunológico, não possui capacidade para absorver certas partículas e moléculas, por esse motivo a introdução alimentar precoce é tão prejudicial para o organismo do bebê.

Uma curiosidade da amamentação e que poucas pessoas sabem é que mulheres que amamentaram seus filhos tem menor risco de desenvolver o câncer de mama, e o risco diminui conforme o tempo de amamentação, então quem amamenta por mais tempo corre menos risco de desenvolver o câncer de mama. Essa redução do risco para o câncer de mama ocorre porque durante a produção do leite há uma limitação na multiplicação inadequada das células do tecido mamário, também ocorre uma redução da produção de estrogênio devido ao hormônio prolactina se encontrar em níveis altos, por esse motivo além de ocorrem ciclos anovulatório (sem ovulação) com a suspensão da menstruação (olha aí mais um benefício da amamentação) ocorre também a redução da taxa do estrogênio, reduzindo o risco para desenvolver o câncer de mama, a exposição ao estrogênio ao longo da vida aumenta a chance para desenvolver esse tipo de câncer.

E você, conhecia todos esses benefícios sobre a amamentação? Amamentar é um ato de amor, de cuidado e de prevenção, amamente o seu bebê!

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: leite materno, amamentação, aleitamento


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: