12/08/2017 às 15h02m


Guia Prático do Emagrecimento

O emagrecimento é um processo complexo e multifatorial, envolve aspectos biológicos, físicos, psicológicos e culturais. Então, levando todos esses aspectos em consideração, falaremos de um ponto de vista prático para emagrecer. 

Rotina e hábitos – mantenha uma rotina saudável, adquira hábitos que contribuirão para o seu emagrecimento, evite consumir diariamente frituras, refrigerantes, doces, comidas muito elaboradas, alimentos que são ricos em calorias vazias como sorvetes e bebidas alcoólicas. A regra de ouro é, "tudo o que for eventual não te fará engordar, a rotina sim!"

Consuma água adequadamente – a sede é confundida com fome, estar em um estado de desidratação constante te faz querer comer mais, então, tome água suficiente, além disso a água contribuirá em diversos processos que contribuirão para o seu emagrecimento, com melhora do transito intestinal.

Consuma verduras, legumes e frutas – as verduras, os legumes e as frutas além de fornecerem vitaminas e minerais, que auxiliarão no processo de emagrecimento, também são fontes de fibras o que também contribui para o processo de emagrecimento, tanto por aumentarem a saciedade quanto por auxiliarem a microbiota intestinal e também o transito intestinal.

Evite picos de fome – você não é obrigado a comer de 3 em 3 horas, mas evite os longos períodos de jejum, pois realizar uma refeição com muita fome fará com que você coma mais e desnecessariamente. Então, faça mais refeições por dia com porções pequenas de comida, evitando os picos de fome você evitará os excessos da gula.

Durma de forma satisfatória – é durante o sono que nosso corpo realiza vários processos, entre eles a liberação de muitos hormônios, dormir pouco fará com que você sinta mais fome, por exemplo, pois desequilibra a relação entre o hormônio da saciedade e da fome e ainda aumenta a liberação de hormônios como o cortisol, que por si só te faz ganhar peso. Então, não existe aquela história que 4h de sono já é o suficiente para você, durma com qualidade para que seu corpo tenha tempo suficiente para realizar todos os processos necessários que só ocorrem durante o sono.

Essas são as 5 regrinhas de ouro do emagrecimento, mantenha hábitos saudáveis, beba água, consuma alimentos funcionais, evite longos períodos de jejum e durma de forma satisfatória, também entra aqui a atividade física, mas isso somente um Professor de Educação Física poderá te orientar. 

Beijinhos da Nutri Giuliana Paiva. 

Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: nutrição, emagrecer, alimentação, regras


Compartilhe:



03/08/2017 às 12h29m


Mídias Sociais

Mídias sociais são todas as ferramentas que possibilitam a interação social por meio de postagens e compartilhamentos de informações, textos, fotos, vídeos, tudo isso compõe esse universo, mas a questão que iremos abordar é o quanto somos influenciados por esse universo.

Hoje em dia algumas dessas ferramentas de mídias sociais, como o Instagram, Facebook, Tumblr, fazem parte do nosso dia a dia, exercendo influência sobre as nossas escolhas e preferências. Sabemos que muitas marcas, conhecendo a influência dessas ferramentas, utilizam as pessoas com um número maior de seguidores para influenciar a nós, seus seguidores, a consumir seus produtos, seja alimento, roupas, acessórios, e diversas outras coisas que de tanto sermos influenciados vamos acabar comprando.

Mas todo esse universo de influências está gerando muitos tipos de transtornos no público em geral. Muitas pessoas têm desenvolvido compulsões, por comprar, por comer, tem desenvolvido transtornos como anorexia, bulimia, transtornos de imagem, e até quando e até quanto isso é saudável para nossas vidas? Até quando seguir o que o blogueiro faz e fala é saudável social e mentalmente para nós, seres humanos normais, comuns, que temos nossas vidas comuns de trabalho, casa, estudos... Acreditarmos que, estar em uma praia na tarde de uma terça-feira é algo possível para nós, que não ganhamos a vida postando essas fotos, nos deixa deprimido, pois é um desejo comum, em um dia de sol, com aquele céu limpo, sem nuvens, estar em uma praia e apreciar uma água de coco gelada, mas será que isso é possível para todos nós? Será que esse tipo de postagem não está fazendo propaganda para um hotel ou uma empresa que lucra com a sua ida a praia?

As pessoas que utilizam as mídias sociais estão sendo influenciadas pelas estratégias de marketing e não estão percebendo!

É saudável praticarmos exercícios e uma alimentação saudável! Mas até que ponto é saudável levarmos uma marmitinha em uma bolsa térmica para um restaurante? Será que nesse restaurante não tem nada saudável, te obrigando a levar a sua própria comida? Será que esse "estilo de vida" realmente se adéqua às suas necessidades nutricionais ou será que você está sendo um consumidor do "estilo de vida" que você está seguindo?

Pense sobre essas coisas e reflita se o que você tanto busca, será que todo esse sacrifício é mesmo necessário para alcançar uma vida saudável?

Beijinhos da Nutri.


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: