10/02/2017 às 10h12m


A famosa dieta da proteína e suas desvantagens

Esse é um assunto muito comentado aqui no consultório, "Dieta da Proteína" é o que está em alta nesse momento, seja low carb, paleolítica, dukan ou mesmo dieta da proteína, e esse tipo de dieta vem ganhando adeptos pelo mundo a fora.

Mas quais os benefícios? Quais os riscos? Qualquer pessoa pode fazer?

Bom, minha visão sobre esse tipo de dieta não é boa, eu tenho vários motivos para não gostar desse tipo de prática alimentar e vou enumerar alguns pontos negativos para vocês;

1º - Uma dieta baseada totalmente em proteínas pode trazer prejuízos para a saúde, um deles é a hipovitaminose, onde você ficará carente de vitaminas devido a pouca variedade de alimentos consumidos.

2º - Levar esse tipo de dieta como estilo de vida pode acarretar em problemas renais, também pode levar ao aparecimento de esteatose hepatica que é a famosa "gordura no fígado".

3º - Uma dieta baseada apenas em proteína leva à perda de massa magra! Exatamente, não adiante comer proteína demais pensando em ganhar músculos, o excesso de proteína e baixo consumo de carboidrato pode causar perda de massa magra. Para o ganho de massa magra faça sempre em uma dieta equilibrada!

4º - Uma dieta baseada em proteínas e baixo carboidrato e gordura tende a ser uma dieta de "fome". O que eu quero dizer com isso? Você sentirá muita fome e isso pode levar à compulsão alimentar, que é aquele momento onde você não aguenta mais passar fome e come tudo o que vê pela frente.

5º - São dietas que devem ser evitadas por diabéticos, hipertensos, pessoas com alterações de colesterol e triglicerídeos.

Mas então, quando esse tipo de dieta é boa?

Quando o profissional Nutricionista avalia que esse tipo de dieta pode ser uma boa estratégia a ser usada, como por exemplo, em períodos curtos como uma estratégia nutricional. Não faça dieta sem a orientação de um nutricionista, procure ajuda profissional e não coloque a sua saúde em risco.

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



01/02/2017 às 11h13m


Vou cortar o carboidrato!

Opa, para tudo! Por que você vai cortar o carboidrato, minha gente?

Eu escuto muito frases do tipo "Vou tirar o arroz!" ou "Toquei meu pão por tapioca", "Agora eu só como carboidrato até às 5h da tarde"... mas isso tudo para quê?

O carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo, alguns órgãos como o nosso cérebro se nutre apenas de glicose, que e o nosso corpo obtém a glicose a partir do carboidrato!

Ah Giu, mas a glicose é ruim, causa Diabetes... 

Espera aí minha gente, o excesso de glicose é ruim sim, o excesso de glicose pode levar ao desenvolvimento do Diabetes, que é o diabetes adquirido por maus hábitos alimentares. Mas isso só ocorre no consumo em excesso, o segredo da vida é ter moderação.

Ah Giu, mas o carboidrato engorda...

Bom, novamente vamos falar sobre o excesso! O consumo de carboidrato é essencial à vida, precisamos de carboidratos, carboidrato é convertido em energia e sem ele nós não sobrevivemos, mas existem diversos tipos de carboidratos e o que devemos fazer é optar pelos melhores carboidratos, como por exemplo, os integrais, os menos processados, carboidratos naturais como o contido em vegetais, legumes e frutas. Devemos evitar o carboidrato industrializado e que geralmente está associado às gorduras ruins.

Tá Giu, mas carboidrato depois das 18h engorda sim! Toda blogueira fala isso...

Criatura, para com essa mania de cortar carboidrato à noite! Mais uma vez é o consumo excessivo de carboidrato que vai te engordar. Claro que se você comer pizza, hambúrguer, empadão, coxinha, etc e tal, toda noite, então é uma questão de tempo para você engordar! Mas caso você chegue em casa, após um dia de trabalho e faça um jantar com comida de verdade, tipo arroz, feijão, legumes e verduras, coisas que são fonte de carboidrato mas são naturais e desde que você coma com moderação, comer carboidrato à noite não vai te engordar.

Giu do céu, mas eu vou comer só batata doce a partir de agora, porque faz ganhar massa né...

Bom, você estará consumindo um alimento fonte de carboidrato da mesma forma, assim como você estaria de estivesse comendo arroz, feijão, bata inglesa, mandioca, macarrão... é verdade, acredite em mim!

E caso você coma uma batata doce inteira, como se o mundo fosse acabar, o excesso também irá te engordar, então, para com essa mania de ficar comendo batata doce o dia todo! Coma comida de verdade e de qualidade, nem só de batata doce vive o homem...

Procure ter uma alimentação variada, com diversidade de alimentos, seu corpo precisa de nutrientes e cada alimento é fonte de nutrientes diferentes. Pare com essa mania de ficar cortando o carboidrato!

Um super beijo da Nutri


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas:


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: