24/05/2016 às 09h01m


Transtornos Alimentares

O que você faria para ser magra?

Muita gente responde essa pergunta com um curto e incisivo "Qualquer Coisa". Exatamente assim, muitas mulheres e homens fazem qualquer coisa para serem magros e se encaixarem em padrões determinados pela sociedade.  Mas até onde é saudável esse "fazer qualquer coisa", até onde se pode ir, chegando a um limite aceitável? Para muitas pessoas não há limite, assim se caracterizam os transtornos alimentares.

Existem vários tipos de transtornos alimentares como, Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno de compulsão alimentar periódica, Transtorno de evitação, Transtorno de purgação, entre outros. Os Transtornos Alimentares atingem principalmente adolescentes com idades entre 13 e 25 anos e indivíduos obesos.

Geralmente os Transtornos Alimentares estão associados a algum transtorno psíquico, como a depressão, a ansiedade, ao Transtorno de Imagem, mas por que e como isso acontece?

A busca incessante pelo corpo perfeito é alimentada pela mídia, seja por meio de revistas, programas de TV e novelas, internet, redes sociais, etc., os corpos sempre sarados e a imagem de corpo perfeito são vendidos sem nenhum critério, as propagadas do "Emagreça 10kg em 5 dias" ou aquele exercício milagroso que faz chapar a barriga, esse tipo de informação é veiculada sem nenhum senso crítico, a idéia da indústria é vender, seja o suplemento que faz crescer, a cinta que afina a cintura, o aparelho que reduz a gordura localizada ou os remédios usados nos transtornos.

E qual o preço que você quer pagar? O indivíduo que apresenta um transtorno alimentar quer pagar qualquer preço, é o verdadeiro "morro magra, mas morro feliz".

O que as pessoas não entendem é que, o risco de vida é real nesses indivíduos, seja pela desnutrição profunda caudada pelo Transtorno Alimentar, seja pelos medicamentos que muitas pessoas utilizam como laxantes, diuréticos, estimulantes ou por suicídio, que é alto nesse grupo de pessoas.

Uma característica comum nesses pacientes é o sentimento de angustia, culpa, medo, raiva,  insatisfação. Geralmente as crises acontecem quando, por exemplo, no caso do paciente compulsivo, não está satisfeito com o seu corpo, sente-se muito triste e então come como se o mundo fosse acabar, logo a pessoa é tomada por um sentimento de culpa e tristeza por ter comido aquele alimento e algumas pessoas se purgam tomando laxantes, outras pessoas provocam o vômito, ainda tem pessoas que passam horas sem se alimentar novamente ou praticam exercícios exageradamente, são vários perfis, mas todos sofrem com o Transtorno Alimentar seja ele qual for.

O tratamento deve sempre ser realizado com uma equipe transdisciplinar, com nutricionistas, médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas, entre outros.

Se você sofre com algum transtorno alimentar não sofra sozinho, peça ajuda, saiba que você não está sozinho e existem pessoas que podem lhe ajudar, procure ajuda de profissionais capacitados.

Sobre cada transtorno, falarei nas próximas postagens, um super beijo da Nutri,


Autor: Giuliana Paiva

Tags relacionadas: transtornos - alimentação - nutrição


Compartilhe:



Perfil

Giuliana de Paiva, Nutricionista formada pela Faminas, especializando em Nutrição Clínica e Esportiva. Atendendo a cidade de Cataguases e região, seu trabalho é voltado para o público praticante de atividade física e também para as pessoas que buscam qualidade de vida e mudanças nos hábitos alimentares. Trabalha com consultório, palestras, personal diet, com grupos, fazendo um trabalho totalmente individualizado e personalizado.
Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: