Bailarina de Cataguases ensina dança a crianças carentes

Bailarina de Cataguases ensina dança a crianças carentes

A bailarina e professora de dança cataguasense, Joiciana Pereira Soares, desenvolve há três anos o projeto “Sonhos em Movimento”, cujo objetivo é ensinar dança para crianças carentes, proporcionando à elas contato com a Arte e uma nova perspectiva de vida. Atualmente ela ministra aulas para cerca de 200 meninas em escolas como o Educandário Dom Silvério e em projetos sociais, inclusive em Ubá, além do Piscar, iniciativa da AFAN – Associação Fraterna de Apoio aos Necessitados – que funciona no Bairro São Vicente, em Cataguases, entre outras.

Bailarina de Cataguases ensinaJoyci (foto ao lado), como é chamada, entrou no mundo da dança há 13 anos, quando tinha apenas seis anos de idade, através das aulas que aconteciam no CTM – Centro das Tradições Mineiras – que funcionava no Bairro Guanabara. “Lá descobri minha vocação e me apaixonei pela dança e resolvi me dedicar à ela profissionalmente”, explica. Hoje é professora de dança folclórica, clássica e solta, acrescenta. Ela se prepara, também, para participar no dia 24 de setembro do Festival do Mundo Bailarinístico, que vai acontecer no teatro Uniítalo, em São Paulo. No início de 2023 ela deve embarcar para Lisboa, onde foi convidada a se apresentar em um evento internacional.

Como o projeto é voltado para crianças carentes, Joyci descobriu uma forma de viabilizar a participação das meninas por meio de padrinhos, que são pessoas e empresas que ajudam as alunas por meio da doação de materiais, roupas e demais utensílios utilizados nas aulas. Conseguimos vários padrinhos que estão nos ajudando a manter o projeto funcionando. São eles: Bazar Renée, Vert Ambiental, Marina Rufino, Silas e Sônia, Lojas Maçônicas, Rosani Brito, Murilo Matias, Cristiane Botarro, Nivaldo Modesto, Cláudio Natanael Soares, Quatro Estações e Cacau Premium”, revela.

Ela também faz questão de dizer que os padrinhos não doam dinheiro. “Nós não recebemos dinheiro de forma alguma, apenas o material necessário para que as alunas possam participar das aulas, como roupa, meia-calça e sapatilha, e outros, de forma que elas possam desenvolver seu potencial”, explica. Joyci aproveita para fazer um agradecimento a eles, bem como a todos que participam do projeto porque “sem eles a gente não teria conseguido realizar nada”, reconhece.

Bailarina de Cataguases ensina

Conheça abaixo a equipe de profissionais que participam do projeto Sonhos em Movimento:

Cláudia Souza – figurinos
Alinearts Ktá – logo do projeto
DJ Tavin – DJ
Maria do Carmo Diogo e Jaciane – Criação do projeto
Alex Ventura – Vídeo
Mestres – Lucas Amaral (Canadá), Ana Maria Oliveira, David, Wagner Morais, Assunta Leone, Elisângela Rodrigues.
Apoio Técnico – Poliana Roberto, Thays Benevenuto, Gabriela Benevenuto, Karla, Georgia Lima, Kamilly Fari, Kenia Vieira, Lojas La bonita e Salão Liso de Milhões.
Educandário Dom Silvério, Associação do Bairro ITBF, Projeto Piscar, Afan Cataguases e Rafael Toledo (Ubá).

LEIA TAMBÉM
Grupo Girarte oferece duas vagas temporárias em seu elenco
Grupo TOCA realiza neste sábado, 4, a oitava edição do Cortejo de Natal

Fotos: Acervo Joici Soares