UAMC e IF Sudeste lançam projeto para lideranças comunitárias

UAMC e IF Sudeste lançam projeto para lideranças comunitárias

A UAMC – União das Associações de Moradores de Cataguases – vai participar do projeto Movimentos em Rede do Campus Avançado do IF Sudeste em Cataguases. Fundada em 25 de agosto de 1993, a entidade hoje reúne 25 associações de moradores e busca com esta iniciativa intensificar os fluxos de informação e de conhecimentos motivando a realização de ações coletivas por meio do aprendizado. O projeto está sendo desenvolvido pelo professor daquela instituição, Rubens Ragone.

De acordo com a proposta do IF Sudeste, o papel da UAMC no projeto é o de atuar como interlocutora com o público-alvo e colaborar para a sua realização, intervindo no planejamento dos diálogos através das demandas das associações comunitárias. A UAMC atuará também como agente na troca de saberes e na promoção de ações conjuntas como divulgação do projeto, seleção dos alunos e preparação de eventos. Desse modo estão sendo oferecidas 30 vagas para lideranças comunitárias de Cataguases que vão se reunir – inicialmente – uma vez por semana em encontros presenciais em oficinas e rodas de conversa.

Neste sentido eles vão abordar três eixos de diálogos: Inclusão digital com gestão das mídias sociais das associações; Técnicas de gestão e Compreensão da realidade objetiva através das Ciências Sociais. Estas ações – informa o professor Rubens Ragone – “buscam promover a construção conjunta do conhecimento com os participantes por meio de problematização, questionamentos e reflexões sobre a realidade em uma perspectiva emancipatória, permitindo um olhar mais crítico para o contexto em que estão inseridos”, explicou. Os encontros terão início dia 7 de julho e os interessados devem se inscrever clicando aqui.

Os objetivos do projeto Redes em Movimento são:
– Ampliação e fortalecimento da rede de associações comunitárias na cidade de Cataguases – MG para a troca de informações e conhecimentos e articulação de ações conjuntas.
– Inclusão digital das lideranças comunitárias, também a formação básica em gestão e a formação política, buscando melhorar o fluxo de informações, sua análise conjuntural da realidade e a gestão de suas entidades associativas.
– Melhora e fortalecimento dos canais de comunicação das associações comunitárias através da gestão de suas mídias sociais e melhoria qualitativa de suas postagens.
– Contribuição para o fortalecimento da democracia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UAMC promove Audiência Pública sobre a revitalização da ferrovia na região

UAMC realiza palestra e presta homenagens em evento nesta terça-feira

UAMC realiza live para tratar da revitalização da ferrovia na região