UAMC promove Audiência Pública sobre a revitalização da ferrovia na região

UAMC promove Audiência Pública sobre a revitalização da ferrovia na região

Na próxima sexta-feira, 17 de setembro, Cataguases sedia uma Audiência Pública para tratar da Revitalização da Linha Mineira. O evento vai acontecer a partir das 13 horas no Centro Cultural Humberto Mauro e vai contar com a participação de lideranças regionais, autoridades e empresários, entre outros convidados. A iniciativa é da União das Associações de Moradores de Cataguases – UAMC, em parceria com a Associação Mineira de Municípios – AMM, e Assembleia Legislativa de Minas Gerais, através da Comissão Pró-Ferrovias.

Entre outros temas, serão tratados o abandono de cerca de 1,5 mil km de ferrovias em Minas Gerais e a retomada do trecho que passa por Cataguases para fazer um modal híbrido entre transporte de cargas e turismo. Além disso, será feito um contraponto com o transporte de cargas e passageiros pelas rodovias que se transformou em um gargalo logístico e de mobilidade, excedendo a capacidade de segurança e à alta dos custos.

De acordo com o secretário geral da UAMC, Sílvio Ricardo Queiroz Pereira, “este evento tem por objetivo começar a debater esta questão que é de grande importância para o desenvolvimento da região”, afirma. Segundo ele, “vamos tratar – em caráter inicial – da recuperação da linha mineira, discutir o plano estratégico ferroviário de Minas, bem como o programa Pró-Trilhos”, completa, lembrando os ganhos que a retomada do transporte ferroviário trará para a economia da região.

Foto: Ferrovias e trens