Termina amanhã, dia 20, o prazo para pagar o IPTU 2022

Termina amanhã, dia 20, o prazo para pagar o IPTU 2022

Termina nesta sexta-feira, 20 de maio, o prazo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente a 2022. Ele pode ser quitado de uma única vez ou em até oito parcelas, conforme o responsável pelo imóvel optar. Caso escolha o pagamento parcelado, a data de vencimento será sempre no dia 20 do mês subsequente.

O contribuinte que efetuar o pagamento em cota única tem direito a um desconto de 10% sobre o valor do imposto e, caso esteja adimplente com a Prefeitura, recebe mais 5% de desconto. Os descontos são somente sobre o IPTU, não alcança as taxas de limpeza e iluminação públicas.

O IPTU é uma das poucas fontes de recurso arrecadadas diretamente pela Prefeitura para a manutenção da cidade. O secretário de Fazenda, Douglas Barbosa ressaltou que o IPTU é um “imposto que retorna para o próprio município em sua totalidade em diversas áreas, como saúde, educação e limpeza, entre outros.” O seu não pagamento na data limite, sujeita o responsável às penalidades da legislação do municípios, acrescentou.

Para o pagamento parcelado de pessoas físicas o valor mínimo é de R$25 cada, e R$50 para as jurídicas. A guia de pagamento também vai estar disponível para o contribuinte retirar de forma online, em destaque na página inicial do site da Prefeitura ou clicando aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Prefeitura reinicia o programa Jovem Aprendiz com 16 participantes

Prefeitura quer implantar bilhetagem eletrônica no transporte coletivo

IPTU 2022 vence dia 20 de maio e pagamento à vista tem desconto de até 15%

Com informações da Prefeitura de Cataguases | Foto: Arquivo