Leopoldina recebe lançamento do “Digitaliza Minas”

Leopoldina recebe lançamento do “Digitaliza Minas”

Em um prédio histórico de Leopoldina foi dada a largada da cobertura digital de televisão em todo o estado de Minas Gerais. O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas e Rádio Inconfidência), Sérgio Rodrigo Reis, e autoridades do município estiveram reunidos no Centro Cultural Mauro de Almeida, na quarta-feira, 18 de maio, para lançar o “Digitaliza Minas”.

O projeto garante sinal digital em cidades mineiras que ainda não foram beneficiadas pela tecnologia. A ação inovadora permitirá a transmissão da programação da Rede Minas e a criação de outros canais. É a multiprogramação, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e da EMC para levar conteúdo educativo para a tela da TV.

A iniciativa ousada coloca Minas Gerais na frente. “Não é pouca coisa chegar com sinal de TV e multiprogramação nos 853 municípios. Acho que não existe projeto parecido no mundo”, diz o diretor de Telecomunicações e Expansão da EMC, Edson Siquara. “É um dia que vai ficar na nossa história”, destaca Sérgio Rodrigo Reis, que completa: “inauguramos aqui, hoje, o maior projeto de inclusão digital do Brasil, dadas as dimensões de Minas Gerais”.

O presidente da EMC, que gerencia as emissoras públicas mineiras, fala sobre o empreendimento. “Há dois anos, quando a gente chegou, a TV pegava em 302 cidades, a maioria com sinal analógico”, lembra. Com o “Digitaliza Minas” essa realidade mudou. O projeto já teve início com a instalação de transmissores em 33 municípios. No total, serão 332 cidades, sobretudo as acima de 50 mil habitantes, que vão receber antenas garantindo o acesso gratuito ao sistema digital, em um investimento de R$ 74 milhões do governo estadual.

A TV digital chega em todo o estado e com novidades. Além da programação da Rede Minas, outros três canais dedicados à educação e ao conhecimento serão implantados. Hoje, a Rede Minas é a maior produtora de conteúdo local e a inserção da multiprogramação acrescenta, ainda mais, esse conteúdo. “É a televisão aberta, a televisão de graça, a televisão que está nos lares da maioria do povo levando educação, conhecimento, cultura, entretenimento, oportunidades para todos os mineiros”, comemora Sérgio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Prefeitura de Leopoldina quer criar o Conselho Municipal de Trânsito

Nova lei obriga Prefeitura de Leopoldina a identificar máquinas e veículos

Servidores contratados da Prefeitura de Leopoldina terão direito a férias e 13º salário

Fonte e foto: Agência Minas