Prefeitura reinicia o programa Jovem Aprendiz com 16 participantes

Prefeitura reinicia o programa Jovem Aprendiz com 16 participantes

A Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Rede Cidadã, uma entidade de assistência social sem fins lucrativos, anunciou na tarde da última terça-feira, 19 de abril, a retomada do programa de aprendizagem profissional voltado para adolescentes entre 16 e 21 anos.

O anúncio aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal, pelo prefeito José Henriques, acompanhando da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, e da educadora social da Rede Cidadã, Tamires Oliveira. Eles deram as boas-vindas aos 16 jovens aprendizes que passarão a atuar na Prefeitura de Cataguases.

Uma das jovens aprendizes e moradora de Sereno, Yasmin Oliveira, 17 anos, disse que está motivada para iniciar suas atividades. “Eu nunca participei de um programa desse antes. Então, estou muito feliz, porque é uma experiência importante para mim e eu vou me dedicar bastante”, afirmou.

A educadora social da Rede Cidadã, Tamires Oliveira, ressaltou o compromisso da entidade de assistência social na formação dos jovens e disse que todos os participantes sairão da Prefeitura prontos para o mercado de trabalho. “O programa de aprendizagem da Rede Cidadã chega a Cataguases com a expectativa de transformar a realidade dos jovens da cidade, dando a primeira oportunidade a essas pessoas. Nós trabalhamos com o autoconhecimento e práticas para a inserção no mercado de trabalho. Com isso, os aprendizes passam a acreditar no seu potencial. Essa é uma oportunidade não apenas para os participantes do Jovem Aprendiz, mas para a cidade”, frisou.

As contratações dos adolescentes ficaram interrompidas nos últimos dois anos pois o Rotary Club, último gestor do programa, não mais atendia aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e pelo Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (CONAP). Por conta disso, a Prefeitura teve que abrir um novo processo licitatório para seleção da nova empresa gestora.

No dia 2 de maio os jovens iniciam a formação teórica dentro do período de ambientação com duração de 20 dias úteis. Após a conclusão, eles passam a atuar na Prefeitura em quatro dias de trabalho prático e terão um dia dedicado à formação teórica a cada semana. O Programa Jovem Aprendiz substitui o Adolescente Cidadão, criado na Prefeitura pelo prefeito Tarcísio Henriques em 1984. Por ter um caráter social, os jovens foram encaminhados pelos CRAS e CREAS após avaliação técnica.

Fonte e foto: Prefeitura de Cataguases