Prefeitura vai implantar bilhetagem eletrônica no transporte coletivo

Prefeitura vai implantar bilhetagem eletrônica no transporte coletivo

O Executivo municipal enviou à Câmara Municipal de Cataguases projeto de lei que obriga as empresas de transporte coletivo do município a instalarem o sistema de bilhetagem eletrônica (conhecido como catraca eletrônica). Trata-se na prática de uma importante iniciativa na modernização do serviço em Cataguases, além de minimizar a evasão de receita e permitir maior eficiência para o planejamento operacional do sistema através da automatização da coleta de dados e relatórios.

Segundo informou o coordenador da Catrans, Fabrício Zulato, este é o início de um projeto amplo para o setor que vai regulamentar, regularizar e quantificar, entre outros problemas enfrentados pelo transporte coletivo de passageiros, a questão da gratuidade (um dos graves problemas enfrentados atualmente), que passará a ser controlada de forma eficiente e, assim, a médio prazo, vai trazer benefícios a todos”, comentou. Ele lembrou que este sistema já é utilizado em diversos municípios da região, como Juiz de Fora, por exemplo.

De acordo com o projeto de lei que deverá ser votado nos próximos dias pelos vereadores, caso aprovado, as empresas de transporte coletivo de passageiros de Cataguases serão obrigadas a adotar o novo sistema num prazo de 90 dias após a sanção da referida lei. Caberá à elas também custear todo o procedimento. O mesmo texto também revoga Lei Municipal de número 2.943 de 31 de outubro de 2000 que proíbe o uso de catraca eletrônica no município.

A bilhetagem eletrônica é um sistema que consiste no pagamento das passagens de forma eletrônica, com o uso de cartões. O bilhete eletrônico está muito presente nas cidades brasileiras. Ela foi criada para melhorar a experiência do usuário, especialmente na hora do embarque. Nesse sistema, quem usa o transporte público pode utilizar cartões recarregáveis para pagar as passagens.

As principais vantagens da bilhetagem eletrônica para as empresas de transporte público são:

– Novos consumidores com abordagem moderna;
– Aumenta o lucro operacional médio e reduzir a fraude;
– Reduz custos de manutenção;
– Aumento de agilidade à bordo;
– Possibilidade de adicionar novos serviços;
– Fontes de dados para marketing e planejamento.

Principais vantagens para o usuário do transporte público:

– Conveniência, segurança, velocidade e praticidade sem o dinheiro;
– Jornadas tranquilas e práticas mesmo em modais diferentes;
– Facilitação na aquisição de créditos;
– Serviços adicionais, quando disponíveis.

*Com informações e foto da OnServ