Catrans dá mais um passo para a municipalização do trânsito

Catrans dá mais um passo para a municipalização do trânsito

Por determinação do prefeito José Henriques a Catrans, órgão responsável pelo trânsito em Cataguases, está desde o início desta administração trabalhando no longo processo de municipalização do trânsito. Entre outras medidas já adotadas, a mais visível até o momento foi garantir a sua sede própria, que fica próximo ao campo do Flamengo, na região central da cidade.

A medida – preconizada no Código de Trânsito Brasileiro – é essencial para que a cidade possa integrar o município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Afinal o planejamento, operação e fiscalização passa a ser da cidade que pode gerir conforme a sua realidade local. Isso reflete na diminuição de acidentes, em menos crimes com carros sem placas ou roubados, melhora na mobilidade urbana e no bem estar da população.

O que muita gente desconhece é que o município não fica responsável só por aplicar multas, cuja receita gerada deve ser aplicada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. No dia 5 de outubro último, a Catrans anunciou mais um passo neste processo. A aquisição do sistema de gerenciamento das multas de trânsito. A iniciativa vai conferir àquele órgão autonomia para administrar e recolher as receitas oriundas de infrações, o que deve ser efetivado por meio de convênio com a Polícia Militar, que fará a fiscalização.

Técnicos da empresa licitada pela prefeitura para dar suporte tecnológico à Catrans, GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito S.A. -, apresentou sua plataforma Web e os recursos do sistema de processamento de dados que será utilizado em Cataguases a partir da municipalização. O modelo da GCT já é adotado em Belo Horizonte e em 18 municípios mineiros, entre eles Juiz de Fora e Viçosa, além de outros nove na Bahia, bem como em Mesquita e São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Conforme explicou o coordenador da Catrans, Fabrício Zulato, “para municipalizar a gestão do trânsito, é preciso possuir um sistema de gerenciamento de multas, de pesquisa de veículos e das demais informações indispensáveis para o enfrentamento desse desafio que é Cataguases assumir integralmente a responsabilidade pelo seu trânsito”, disse. Fabrício destacou também que o controle municipalizado da fiscalização de trânsito tem, acima de tudo, uma função disciplinar junto a todos os motoristas, além de melhorar a mobilidade urbana que ganha em qualidade e, principalmente, oferece mais segurança a todos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Catrans faz mudanças no transporte coletivo neste fim de semana

Prefeitura de Cataguases inaugura sede própria da Catrans

Com Roberto Guimarães e Rek Parking | Foto: Jornal Cataguases – reprodução