Festival Conversa de Botequim está com inscrições abertas

Festival Conversa de Botequim está com inscrições abertas

A Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai realizar entre os meses de junho e julho, o Festival Conversa de Botequim. Edital neste sentido foi divulgado no último dia 12 de abril. O objetivo é fomentar a economia, o turismo e a Cultura, além de fortalecer a identidade local por meio da temática “mineiridade” e “criatividade” gastronômica local.

O Festival busca também a valorização dos ingredientes culinários regionais, o estímulo à criatividade na elaboração das porções que, obrigatoriamente, devem ser típicas da cozinha regional. O evento conta com duas categorias: Comida Mineira de Boteco e Drinques. Uma exigência desta primeira edição é que os pratos contenham queijo Minas artesanal entre seus ingredientes. No caso das bebidas não há exigência. O item inscrito deve ser estabelecido como promocional e não pode ultrapassar o valor de R$ 30 por porção e R$20 por drink.

As inscrições para o Conversa de Botequim devem ser realizadas até o próximo dia 5, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 11h e de 13h às 16h, por meio do formulário de inscrição, ou presencialmente no Centro Cultural Eva Nil. Tanto pessoas físicas como jurídicas que residam em Cataguases, zonas urbana e rural, podem participar.

O Conversa de Botequim acontece em duas etapas, distribuídas em três dias, no Centro Cultural Eva Nil. A primeira fase é no dia 3 de junho, às 9h, quando acontece o seu lançamento. Já a segunda será nos dias 7 e 8 de julho, às 18h. A premiação dos inscritos vai ocorrer por meio de voto popular em uma única etapa, de caráter classificatório. A avaliação do consumidor será feita por meio de QR code, disponibilizado pela Comissão Organizadora, em todos os estabelecimentos credenciados pelo Festival, que vai dar notas de zero a 10 para os quesitos: Sabor, Apresentação e Criatividade.

A secretária de Cultura e Turismo, Rosângela Lima, que viabilizou a criação do Festival comentou o lançamento do evento. “Essa iniciativa concilia cozinha mineira, música, turismo, cultura e lazer. Mobiliza recursos, pessoas, saberes e fazeres em prol de uma grande celebração, bem como fomenta o Turismo de Experiência de forma orgânica e sustentável. O projeto Festival Conversa de Botequim pretende unir a música com a cozinha mineira, provando que uma boa comida dá samba. Cataguases têm excelentes botecos, bares e restaurantes, palco ideal para realização do festival”, completou.

Os três classificados de cada categoria ganham o Certificado e Selo emitido pela Comissão Organizadora como as melhores porções de comida de botequim do Município e Troféu. O frequentador/“botequeiro” que tiver maior número de curtidas e postagens, marcando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo nas redes sociais, recebe brindes. Leia o edital completo.

LEIA TAMBÉM
Uma mulher vai assumir a Secretaria de Cultura de Cataguases

Secretaria de Cultura prepara cadastro de artistas para a Lei Aldir Blanc

Fonte: Prefeitura de Cataguases | Texto: Bernardo Chaia | Foto: Reprodução