Café com FIA busca incentivar doações por meio do Imposto de Renda

Café com FIA busca incentivar doações por meio do Imposto de Renda

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – realiza nesta quinta-feira, 2 de março, de 8h30min às 10h30min, no Educandário Dom Silvério, no Centro de Cataguases, o Café com FIA”. A iniciativa objetiva mobilizar os profissionais contadores da cidade sobre a importância das destinações do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência de Cataguases (FIA) e do Fundo do Idoso de Cataguases (FIC).

Desde 2012, o Estatuto da Criança e do Adolescente permite que, no momento da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, sejam doados até 6% a fundos como o FIA em Cataguases, responsáveis por repassar os recursos às instituições de apoio a crianças, adolescentes. Esta é a maneira mais fácil de contribuir financeiramente para uma causa social, sem precisar gastar nem mesmo um real. E o que é melhor: isso pode ser feito tanto por quem tem saldo de imposto a pagar quanto por aqueles que têm saldo de imposto a restituir.

A iniciativa é uma parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e ​do Adolescente, Conselho Municipal do Idoso de Cataguasess, Secretaria Executiva dos Conselhos e Secretaria de Desenvolvimento Social de Cataguases​. De acordo com Murilo Mathias, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a destinação de recursos para o FIA permite a realização de uma série de projetos sociais voltados para a comunidade em geral. Ele cita alguns:

– Temos o Projeto APAExonados pela Arte e Educação, que oferta aulas de dança, capoeira e teatro/circo para os alunos a partir de 6 anos de idade na APAE; o Projeto “Egresso”, do Lar Ana Nery, que realiza ações que objetivam a reinserção de crianças no ambiente escolar, na faixa etária de 3 a 11 anos e, ainda, apenas para citar três iniciativas que merecem o apoio da sociedade, o rojeto “FIC de mãos dadas com a Educação”, das Faculdades Integradas de Cataguases, que consiste no apoio de estagiários do curso de Pedagogia no auxílio ao processo de alfabetização de 22 turmas de 1º ao 6º ano das escolas municipais, completa.

LEIA TAMBÉM
Alunos da FIC-UNIS comemoram o Dia das Mães da APAE

Campanha solidária entrega doações ao Lar São Vicente de Paulo

Foto: Marcelo Camargo – Ag. Brasil