Copasa afirma enviar relatório sobre qualidade da água ao Sisagua

Copasa afirma enviar relatório sobre qualidade da água ao Sisagua

A matéria publicada por este site no dia 27 de fevereiro último, intitulada “Água consumida pelos cataguasenses não passa por teste de qualidade do Sisagua”, lançando dúvida sobre a qualidade da água consumida pelos cataguasenses, levou a Copasa se manifestar por meio de um texto garantindo a qualidade do produto que coloca nas casas dos cataguasenses.

As informações publicadas pelo Site do Marcelo Lopes, naquela matéria, são fruto do trabalho de um coletivo de imprensa, composto por vários órgãos independentes com dados coletados entre 2014 e 2017.

Abaixo e cumprindo as boas práticas do jornalismo para ouvir todos os lados envolvidos no assunto, você vai ler na íntegra a matéria enviada pela Copasa.

Atuando em Cataguases desde 1972, a Copasa se mantém fiel ao seu compromisso de oferecer os melhores serviços aos seus clientes, com o foco não só na quantidade e na regularidade, mas na qualidade da água distribuída à população.

Prova disso são os constantes investimentos realizados pela companhia para o aprimoramento da sua prestação de serviço. Além das melhorias na estrutura do Sistema de Abastecimento de Água de Cataguases – que inclui redes de distribuição, unidades de bombeamento, reservatórios, entre outros, a empresa também mantém investimentos nas unidades diretamente ligadas à qualidade da água.

De acordo com o gerente Regional da Copasa em Ubá, Marlos Portugal, “os investimentos da Copasa em Cataguases não param. Além das melhorias na distribuição da água, garantindo a regularidade no abastecimento para toda a população, também investimos frequentemente na eficiência dos nossos processos de tratamento e monitoramento da qualidade da água”.

Entre as ações mais recentes, o gerente destaca as melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), com a substituição dos materiais filtrantes da ETA – responsáveis pela retirada de impurezas, materiais orgânicos e odores da água coletada, e a aquisição de novos e modernos equipamentos para atualização do laboratório local que, entre outros parâmetros, checa a qualidade da água dentro dos critérios de cor (turbidez) e cloro.

Copasa afirma enviar relatório

Monitoramento e controle

Somado aos constantes investimentos está o rigoroso controle de qualidade exercido pela companhia, que vai desde as análises realizadas no ponto de captação, até à água que chega aos imóveis dos clientes. Essas análises têm estrita obediência aos padrões de vigilância e potabilidade, estabelecidos pela legislação vigente, conforme portaria GM/MS 888/2021 do Ministério da Saúde e são monitoradas por uma rede laboratorial estruturada, que inclui os laboratórios Local (Cataguases), Regional (Leopoldina) e Central (Belo Horizonte).

Vale ressaltar que, de forma sistemática, eventuais resultados anormais nas análises de qualidade de água dão origem a novas campanhas amostrais, com a verificação do histórico geral de qualidade do sistema envolvido, inspeção sanitária para identificar possíveis causas e providências imediatas para a eliminação dessas causas e correção de problemas pontuais constatados.

O gerente da Regional Ubá, Marlos Portugal, enfatiza que a vigilância e o rigoroso controle da qualidade da água fazem parte de um processo valoroso para a Copasa. “A população, não só de Cataguases, mas de todos os municípios da região onde a Copasa atua, pode ter a tranquilidade de estar consumindo a melhor água distribuída em todo o Estado. Nossos processos são monitorados minuciosamente, garantido que a água esteja dentro dos padrões de potabilidade e não represente quaisquer riscos à saúde das populações atendidas”, acrescenta Marlos.

Transparência

E, prezando pela transparência de sua atuação, a Copasa considera de suma importância manter o diálogo com a administração municipal e suas áreas afins, bem como com todos os órgãos e instituições ligadas à saúde e ao saneamento básico, não só no município de Cataguases, mas em todo o Estado.

Diante disso, a companhia disponibiliza aos órgãos competentes todas as informações de controle da qualidade água, conforme prevê a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), no que diz respeito ao envio de informações de controle da qualidade à água pelos prestadores de serviço regulados pela Agência.

A Copasa também encaminha mensalmente os dados referentes ao relatório do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) para a Vigilância Sanitária dos municípios – responsáveis pelo lançamento das informações no portal Sisagua do Ministério da Saúde, e para as secretarias municipais de Saúde, como também divulga as informações relativas à qualidade da água na fatura mensal de serviços e no Relatório Anual da Qualidade da Água, disponibilizado no site www.copasa.com.br.

Relacionamento com o cliente

Copasa afirma enviar relatórioDa mesma forma, a Copasa também está à disposição de seus clientes e pronta para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários, inclusive sobre questões relacionadas à qualidade da água.

Para isso, além da sua Agência de Atendimento Local em Cataguases, a Copasa também disponibiliza, gratuitamente, seus canais de relacionamento. Os clientes podem falar com a Copasa, informando o endereço completo e o motivo do contato, a qualquer momento, por meio dos telefones 115 ou 0800 0300 115; do site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e iOS). É possível optar também pelo atendimento virtual via WhatsApp pelo número (31) 9 9770-7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

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