Remo abre o ano esportivo com curso técnico de Karatê

Remo abre o ano esportivo com curso técnico de Karatê

O Clube do Remo iniciou o calendário de atividades esportivas de 2023 com força total. Como primeiro evento, aconteceu na tarde de sábado, 21 de janeiro, o “Curso Técnico Sensei Paulo Santos 7 Dan” e o exame de Dan.

Estiveram presentes ao evento a presidente do Clube, Adriane Leal; o vice-presidente, Clebinho Proença; os diretores de esporte, Lilian Ferancini e Marcus Russo; o representante do Conselho Fiscal, Paulo Regato; e também o presidente da SKIF Brasil, Sensei Lodson Espíndola; Vice-presidente Sensei Ângelo Penha; o Diretor Técnico Nacional, Sensei Paulo Santos e ainda o Secretário Geral, Sensei Sérgio Maio.

Remo abre o anoO dojo Fabio Pereira recebeu o credenciamento referente a 2023 representando Cataguases. Durante o evento o Professor de Karatê do Remo, Elízio Carlos de Almeida (foto ao lado), foi homenageado pelos 20 anos de relevantes serviços prestados em benefício do esporte na instituição. “O Elízio é um patrimônio do Remo. Temos que valorizar e exaltar todo empenho dele para que o Karatê do Remo tivesse a excelência que tem hoje”, comentou a presidente do Clube.

Ao todo, 35 atletas de diversas cidades como Cataguases, Viçosa, Miraí e São João Nepomuceno participaram do treinamento técnico de Karatê dentro das Normas da Escola Shotokan Karatê Federation do Japão. Foram ensinadas as técnicas para exames de faixa para Dan, além de outras técnicas do Kihon elaboradas pela Escola SKIF. Segundo a filosofia Goju Ryu Seigokan, DAN é uma denominação de origem japonesa que remete aos graus de maestria a alguém dentro do sistema de avaliação Dan-i, criado por Honinbo Dosaku.

“É super importante o clube promover cursos técnicos, principalmente o Karatê, que é uma arte marcial milenar, e ensina às nossas crianças e jovens diversos valores como disciplina, auto-defesa, perseverança, cooperação, aprendizagem, coordenação motora. O Clube do Remo ganha muito com a presença desses senseis compartilhando a filosofia do karatê conosco”, afirmou Lilian, ao lado de seu parceiro de diretoria esportiva, Marcus Russo, ambos educadores físicos formados. “A nossa meta no Clube do Remo será também nos filiarmos na referida escola de Karatê, sendo mais um representante na nossa região”, afirmou Marcus.

A presidente do Clube, que também é atleta da natação, elogiou muito o evento: “Eu e Clebinho, meu vice, estamos encantados! São diversas técnicas de defesa pessoal que podemos levar para a vida toda. E é muito bom ver pessoas de todas as idades, de crianças a adultos, praticando esportes numa energia muito boa. A tarde de hoje é só energia”, afirmou Adriane.

A escolinha de karatê do Remo terá suas inscrições abertas, com 20 vagas, no dia 26, a partir das 9h.

LEIA TAMBÉM
Balé do Clube do Remo encena o espetáculo “O Mágico de Oz”

Clube do Remo realiza Corrida de Aniversário com 57 atletas

Texto e fotos: Samuel Pereira