Cataguases começa amanhã a vacinar crianças contra a Covid-19

Cataguases começa amanhã a vacinar crianças contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases divulgou nota informando sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças no município. A partir desta segunda-feira, 21 de novembro, pais e responsáveis poderão levar seus filhos até ao SEMAE, que fica no prédio anexo aquela Secretaria, para serem imunizadas. Inicialmente, serão atendidas apenas crianças com comorbidades, esclarece o órgão.

Conforme informou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Franzoni, a decisão de começar a vacinar este público alvo deve-se à quantidade de vacinas recebidas da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SEE-MG). “Recebemos até agora apenas 80 doses, que é suficiente para atender este público”, disse. Ele acrescentou que nesta semana nova remessa está prevista para chegar o que vai “permitir que a gente amplie a campanha e, assim, paulatinamente, vamos cobrir toda a população infantil”, completou o secretário.

A campanha começa amanhã (21) e termina no próximo dia 25. Novas datas serão divulgadas assim que o município receber nova remessa de doses. O SEMAE vai atender a partir das 8h até às 15h as crianças de 5 a 11 anos que ainda não se imunizaram (repescagem dose 1), e aquelas agendavas que tomaram a primeira dose da Pfizer. A Secretaria de Saúde informa que pais ou responsáveis devem estar presentes e manifestarem concordância com a vacinação de seus filhos. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, junto à cópia do documento do pai ou da mãe.

Número de casos

No final da tarde deste sábado, 19 de novembro, a Secretaria de Saúde divulgou um boletim epidemiológico sobre a situação da Covid-19 no município. Apenas entre os dias 14 e 18 último, conforme o documento, foram registrados 47 casos novos de Covid-19, sendo 24 do sexo feminino e 23 masculino. Ainda de acordo com aquele boletim, 22 pessoas estão isoladas em monitoramento, não há nenhum caso suspeito, bem como também não há paciente internado pela doença no Hospital de Cataguases. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Cataguases registrou 16.883 casos. Desse total, 302 pessoas morreram e 16.510 se recuperaram.

Crianças com as seguintes comorbidades estarão sendo vacinadas a partir de 6 meses.
✅ Diabetes mellitus;
✅ Pneumopatias crônicas graves;
✅ Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
✅ Hipertensão arterial estágio 3;
✅ Hipertensão arterial estágios l e 2 com lesão em órgão-alvo;
✅ Insuficiência cardíaca (IC);
✅ Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
✅ Cardiopatia hipertensiva;
✅ Síndromes coronarianas;
✅ Volvopatias;
✅ Miocardiopatias e Pericardiopatias;
✅ Doenças de Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; ✅ Arritmias cardíacas;
✅ Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
✅ Doenças neurológicas crônicas;
✅ Doença renal crônica;
✅ Imunocomprometidos;
✅ Hemoglobinopatias graves;
✅ Obesidade mórbida;
✅ Síndrome de Down;
✅ Cirrose hepática.

LEIA TAMBÉM
Saúde revela aumento dos casos de Covid-19 em Cataguases

Semana registra aumento de novos casos de Covid-19 em Cataguases