Saúde revela aumento dos casos de Covid-19 em Cataguases

Saúde revela aumento dos casos de Covid-19 em Cataguases

Os casos positivos de Covid-19 em Cataguases voltaram a subir neste mês de novembro. Os números não são expressivos, mas mostram claramente que há uma nova escalada da doença em andamento, o que exige da população alguns cuidados, especialmente no comportamento, como evitar aglomerações e, em locais fechados, usar máscara. As informações são do Secretário Municipal de Saúde, Vinícius Franzoni que, no entanto, descarta para o momento, a adoção de medidas restritivas para toda a população.

Saúde revela aumento dosEm outubro deste ano Cataguases registrou apenas 10 novos casos de Covid-19. Em novembro, porém, até a última sexta-feira, dia 11, já haviam sido notificados 25 novos casos, duas vezes e meia mais casos do que no mês anterior. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das variantes mais recentes é a BQ.1, uma sublinhagem da BA.5, da Ômicron, que carrega mutações em pontos importantes do vírus. Entretanto, até o momento, não há confirmação de casos provocados por esta variante em Minas Gerais.

Os sintomas da doença também continuam os mesmos para a maioria dos pacientes, como dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perdas de olfato e paladar. Vinícius Franzoni (foto ao lado) ressalta que “a pandemia ainda não acabou e que é importante fazer este alerta, principalmente, em relação aos idosos, pessoas com comorbidade, imunossuprimidos e gestantes.” Ele aproveita para reforçar a importância da vacinação. “Se você já tomou a primeira dose da vacina, procure os postos de saúde para completar a sua imunização, porque ela ainda é a única forma de combate eficaz à Covid-19. Só a vacinação em massa é capaz de reduzir o número de casos e de mortes no país”, completou.

LEIA TAMBÉM
Chance de morte por covid-19 é cinco vezes maior para não vacinados

Secretaria de Saúde orienta sobre como usar autotestes para Covid-19

Foto: Arquivo