Festa Literária de Cataguases – FLICA, começa nesta quarta-feira

Festa Literária de Cataguases – FLICA, começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, 9 de novembro, às 19 horas, na Biblioteca Ascânio Lopes, que funciona na Chácara Dona Catarina, em Cataguases, a FLICA – Festa Literária de Cataguases. Na ocasião será lançado o livro “Passagem para a Modernidade”, do escritor cataguasense, Joaquim Branco. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e a de Educação.

Festa Literária de CataguasesConforme explica o secretário de Cultura e organizador da FLICA, Marquinho Andrade (foto ao lado), que também é o vice-prefeito, “nosso objetivo é incentivar a leitura e fomentar a formação de novos leitores. Por isso, essa edição tem em sua programação, autores de renome nacional no universo da literatura infantil e juvenil, além de ilustradores reconhecidos internacionalmente e mais de 20 autores cataguasenses”, destaca.

Durante a realização da FLICA, alunos de cerca de trinta escolas do município vão visitá-la e conhecer detalhes do universo da leitura e da literatura, revela Marquinho Andrade. “Vamos ver como nossas crianças e jovens percebem o mundo através da palavra escrita. Além disso, sabemos que a cultura é latente em nossa gente e a literatura pulsa em nossos cataguasenses”, acrescentou o secretário, completando: “É um privilégio conhecer a escrita de quem narra histórias há tantos anos e de quem lança na FLICA, o seu primeiro livro.”

E por falar em lançamentos, na quinta-feira, às 19 horas, será prestada homenagem e haverá uma roda de conversa com os autores cataguasenses, no Centro Cultural Sicoob, às 19 horas, e, também, o lançamento do livro “Saindo das Sombras”, de Rosemere Cipião. Paralelamente será montada uma livraria ao ar livre, na Praça Rui Barbosa, onde também haverá um Espaço Geek, da Point Geek, conta Marquinho.

Outra atração será a música, que fará uma prévia do, ainda em fase de criação, “Cataguases Music Festival”, evento musical que deverá acontecer em breve na cidade. Conforme a programação, dia 11, sexta-feira, haverá o show da banda Stoneage, às 19 horas, e no dia seguinte, show de Maria e Rodrigo, às 17 horas, além da apresentação de Hugo Schettino Blues Trio, às 19 horas. Detalhe bem legal é que antes dos shows, Luciano faz a abertura com um repertório caprichado de seu Vinil Aluado.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados meia hora antes dos shows. A FLICA termina dia 12 de novembro “prometendo muitos encontros, sorrisos, olhares curiosos, livros, música e poesia”, prevê Marquinho. Ele, por fim, agradece aos parceiros desse projeto que se juntaram nessa grande celebração da cultura, educação e na construção de uma cidade pulsante. Venha você também fazer parte desta grande festa”, finaliza o Secretário de Cultura.

LEIA TAMBÉM
Cataguases melhora a pontuação no ICMS do Patrimônio Cultural 2022

Lançamento de livros e Troféu Paulo Fialho reforça o papel da Cultura em Cataguases