Lançamento de livros e Troféu Paulo Fialho reforça o papel da Cultura em Cataguases

Lançamento de livros e Troféu Paulo Fialho reforça o papel da Cultura em Cataguases

Um evento cultural, realizado na manhã desta terça-feira, 7 de setembro, no Centro Cultural Eva Nil, antiga estação ferroviária, reuniu artistas, escritores, autoridades e convidados em mais uma comemoração pelos 144 anos de Cataguases. Na ocasião os escritores cataguasenses Joaquim Branco e Ronaldo Werneck, lançaram seus livros “O Município de Cataguases” – Esboço Histórico e “Cataguases século XX antes e depois”, respectivamente. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fez a entrega do Troféu Paulo Fialho.

Os escritores Joaquim Branco e Ronaldo Werneck fizeram o lançamento de suas obras com uma manhã de autógrafos. Um publico bastante diversificado compareceu ao Centro Cultural para prestigiar a iniciativa que contou, inclusive, com a performance de convidados que declamaram poemas e leram textos dos livros daqueles escritores e de outros, também cataguasenses ou que escreveram sobre Cataguases, como alguns poetas do Movimento Modernista Verde, de 1927. O prefeito José Henriques ao lado de sua esposa, Gabriela, e o deputado estadual Fernando Pacheco também prestigiaram os lançamentos de Joaquim e Ronaldo, além da Secretária Municipal de Educação Luci Mara Guedes Gonçalves. (veja galeria fotos abaixo)

O segundo momento do evento foi dedicado à entrega do Troféu Paulo Fialho a artistas e entidades culturais do município. De acordo com o Secretário de Cultura e vice-prefeito, Marcos Andrade, o Troféu Paulo Fialho recebeu o nome deste ator, carnavalesco, oficineiro, cenógrafo, artista plástico e criador de origami, nascido em Cataguarino que dedicou sua vida à arte. “Desta forma, nada melhor e mais justo do que agraciar os também artistas de nossa cidade com este troféu vamos outorgar anualmente àqueles que se destacam na promoção da nossa arte e cultura”, disse.

Clique para ampliar as fotos.

Conheça os agraciados com o Trofeu Paulo Fialho:
– Assunta Leone Fajardo
Lançamento de livros e
– Marcelo Authoguia (Barbinha)
Lançamento de livros e
– Ronaldo Werneck

– Elisa Nunes

(não compareceu por motivo de saúde)

– Joaquim Branco

– Carlos Sergio Bitencourt

– João Assis ( Joãozinho da Folia e os Ferreinhas)

– Fundação Ormeo Junqueira Botelho

– Fundação Simao José Silva

 

– Instituto Francisca de Souza Peixoto