Cejusc promove ações sociais com alunos de escola municipal

Cejusc promove ações sociais com alunos de escola municipal

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Cejusc) e o setor psicossocial da comarca de Cataguases promoveram, entre os dias 21 a 23 e 27 de setembro, ações do projeto social “Eu promovo a paz nas escolas”, com alunos da Escola Municipal Darcília Guimarães.

O projeto tem como objetivo desenvolver trabalhos sobre cidadania, pacificação social, execução e desenvolvimento de atividades voltadas para o meio ambiente. As atividades foram realizadas em duas etapas e contaram, inicialmente, com visitas dos alunos da escola municipal ao fórum da cidade.

Na ocasião, foram trabalhadas atividades lúdicas, como roda de conversa no salão do júri, com a participação de servidores, juízes e promotor de Justiça, além da entrega de certificados e mudas para plantio na instituição (foto principal) e apresentação do coral formado pelas crianças envolvidas. A ação foi finalizada com um lanche.

Já a segunda etapa, feita na última terça-feira, 27 de setembro, na instituição de ensino, se deu por meio de palestras sobre o meio ambiente e plantio das mudas recebidas anteriormente.

“Desde o ano passado estamos desenvolvendo uma série de programas relacionados à cidadania. O projeto aproxima o Poder Judiciário da sociedade”, diz o juiz diretor do Foro e coordenador do Cejusc Cataguases, João Carneiro Duarte Neto.

A importância do envolvimento dos magistrados, servidores e parceiros no projeto também foi considerada pelo coordenador da proposta, o juiz-adjunto Reinaldo Daniel Moreira.

“Todos abraçaram a causa e dedicaram seu melhor, demonstrando que o acesso à Justiça vai muito além do processo judicial. Ele envolve também a promoção da cidadania e aproximação com anseios e demandas da comunidade, propagando no ambiente escolar a importância da pacificação social como função da Justiça”, afirmou.

Presenças

Participaram dos evento o juiz diretor do Foro e coordenador do Cejusc, João Carneiro Duarte Neto; o juiz coordenador do projeto, juiz-adjunto Reinaldo Daniel Moreira; a juíza da 1ª Vara Cível, Danielle Rodrigues da Silva; o juiz da Vara da Infância e Juventude e Precatórias, Felipe Teixeira Cancela Júnior; o promotor de justiça da Infância e Juventude e da Defesa da Educação, Gustavo Garcia Araújo; e representantes dos parceiros, servidores do fórum, representantes da escola, professores e alunos.

LEIA TAMBÉM
Forum de Cataguases promove a Semana de Conciliação com CEJUSC e Sudamérica

TJMG inaugura uma unidade do Cejusc no Forum de Cataguases

Fonte e foto: Diretoria Executiva de Comunicação do TJMG.