TJMG inaugura uma unidade do Cejusc no Forum de Cataguases

TJMG inaugura uma unidade do Cejusc no Forum de Cataguases

No início da tarde desta quinta-feira, 11 de fevereiro, foi inaugurado no fórum da comarca de Cataguases o Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. A solenidade ocorreu de forma online e dirigida pelo 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Newton Teixeira de Carvalho.

Aquele desembargador destacou a importância do Cejusc nas comarcas do interior durante a solenidade, como uma forma de incentivar a conciliação. “Os Cejuscs quebram paradigmas ao incentivar a justiça de mediação, que é mais célere, mais barata e menos elitista, além de encerrar com a cultura de uma justiça belicista, ensinada nas universidades de Direito”, disse o desembargador.

O diretor do foro de Cataguases, juiz João Carneiro Duarte Neto, lembrou de sua passagem pela comarca de Manga, que já possui um Cejusc. “Em Manga pude entender a importância de um Centro Judiciário para a população”, observou o magistrado. Para ele, a justiça conciliadora empodera a sociedade e consequentemente promove a tão almejada pacificação social. “Mas é bom lembrar que Cejusc nenhum sobrevive sem o apoio de outras entidades”, alertou o juiz João Carneiro.

O Cejusc é uma unidade do Poder Judiciário que concentra a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Os centros espalhados nas Comarcas de Minas Gerais oferecem amplo acesso à Justiça, sem custo, sem demora e sem grandes formalidades.

Participaram da cerimônia de inauguração do Cejusc em Cataguases o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o ex-juiz de Cataguases, desembargador Jaubert Carneiro; o filho da terra e irmão do atual prefeito de Cataguases, José Henriques, desembargador Peixoto Henriques; o juiz auxiliar da Corregedoria, Carlos Márcio Souza Macedo; os juízes de Cataguases, Reinaldo Daniel Moreira e Cláudio Henrique Fuks; o promotor Leandro Barboza; o advogado e representante do prefeito José Henriques, Humberto Valverde; o coordenador pedagógico do curso de Direito da Faculdade Sudamérica, Alexandre Bonoto; o representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Cataguases, Camilo Cristóvão Vicente; o defensor público André Nery; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cataguases, Márcio Facchini.

Fonte e foto: TJMG