Transporte Coletivo em Cataguases vai receber auxílio emergencial

Transporte Coletivo em Cataguases vai receber auxílio emergencial

Cataguases é um dos municípios mineiros que vai receber o Auxílio Emergencial à Gratuidade das Pessoas Idosas. Trata-se de um aporte de assistência financeira para auxiliar o custeio da gratuidade dos idosos no transporte público coletivo urbano. A medida foi instituída pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, em razão do estado de emergência decorrente da elevação dos preços dos combustíveis e dos impactos sociais dela decorrentes.

O montante servirá, exclusivamente, para o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano. A União vai repassar os recursos desse Auxílio Emergencial a partir da próxima sexta-feira, 30 de setembro, até o dia 31 de dezembro de 2022. Em contrapartida municípios, estados e o Distrito Federal deverão prestar contas da aplicação dessa verba recebida até 31 de julho de 2023. Minas Gerais vai receber R$ 121.059.019,40 já que não são todos os municípios do estado que têm direito ao benefício. (Veja quadro no final do texto com as cidades próximas a Cataguases que vão receber o benefício)

Clique aqui para ler a Portaria Interministerial nº 9 de 26 de agosto de 2022 sobre os procedimentos para o aporte da assistência financeira destinada a auxiliar o custeio da gratuidade das pessoas idosas no transporte público coletivo urbano.

O coordenador da Catrans em Cataguases, Fabrício Zulato, confirmou a participação de Cataguases no referido programa e ressaltou que até agora nenhuma orientação foi repassada ao município sobre as próximas etapas deste processo, nem tampouco a respeito de quando o recurso será disponibilizado. “Até agora, a gente sabe apenas que teremos direito ao recurso. E como ele ainda não caiu na conta, e nem sabemos quando isso vai acontecer, a gente não tem como afirmar nada”, disse. Fabrício, entretanto, explicou que a verba é destinada às empresas de transporte coletivo que estão na ativa no município, inclusive as que realizam o transporte na zona rural (distritos). E completou: “Não sabemos sequer o critério de repasse desse valor às empresas, ou seja, quanto cada uma vai receber.”

LEIA TAMBÉM
Prefeitura vai implantar bilhetagem eletrônica no transporte coletivo

Empresas de Transporte Coletivo de Cataguases estão em crise

Transporte Coletivo em CataguasesFonte: Ministério do Desenvolvimento Regional | Foto: Arquivo