Eleitores tem até sábado, 1º, para baixar o aplicativo e-Título

Eleitores tem até sábado, 1º, para baixar o aplicativo e-Título

Eleitores que quiserem usar o aplicativo e-Título na votação do primeiro turno, no próximo domingo, 2 de outubro, devem baixar o app até este sábado (1). A tecnologia é gratuita, está em funcionamento desde 2018 e permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, dentre outros serviços. Quem utilizar o app não precisa levar o documento em papel.

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o e-Título é o aplicativo mais baixado em lojas Android e iOS. Somente na última semana, o app ganhou mais de 2,5 milhões de usuários ativos. Já são mais de 30 milhões de eleitores com o sistema já ativado.

O Tribunal Superior Eleitoral orienta o eleitorado a seguir regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora. Isso porque, no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir do dia 3.

Em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.

Como utilizar o app

O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto. Por isso, é importante se organizar e não deixar tudo para a última hora.

Faça o download do e-Título no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.

Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados.Biometria

O eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico (impressão digital, fotografia e assinatura) terá uma fotografia na sua versão do e-Título, facilitando a identificação na hora do voto. Caso contrário, deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário no dia da votação.

Como regra, não é preciso ter o título de eleitor em mãos, caso a pessoa saiba a seção e o local em que vota. Basta levar um documento oficial com foto.

LEIA TAMBÉM
Minas tem 2.500 candidatos nas Eleições 2022

Há oito dias para as eleições, você sabe onde vai votar?

Fonte e foto: Tribunal Superior Eleitoral