Simulado treina equipes da Energisa para situações de emergência

Simulado treina equipes da Energisa para situações de emergência

Após um período de estiagem, a Energisa se prepara para a chegada das chuvas fortes, acompanhadas por ventos e raios. De setembro a março, que vai da primavera até o final do verão, é o período conhecido como a estação das chuvas. Para preparar e avaliar o desempenho das equipes, diante de situações reais de emergência, foi realizado um simulado que teve início da noite desta quinta-feira, 25 de agosto, no qual os colaboradores são acionados de forma inesperada para que todos vivenciem uma situação real de emergência. O total de colaboradores envolvidos na ocorrência mais que dobrou em relação ao efetivo que atende a cidade foco da simulação.
Simulado treina equipes daEsse simulado é realizado anualmente para que as equipes coloquem em prática o Plano de Contingência para Situações de Calamidade, que define as responsabilidades, de forma a orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações para que a empresa atue com agilidade diante das situações adversas como tempestades, enchentes, queda de árvores, erosões, além da perda de infraestrutura e do Centro de Operações, por exemplo, que monitora todo o sistema elétrico, entre outras situações que podem causar impactos ao sistema elétrico.

“Nossas equipes já são preparadas para atuar em emergências e atender à população o mais rápido possível em casos de interrupções de energia, além de recursos e equipamentos necessários para o enfrentamento dessas situações, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência para os nossos clientes e colaboradores. Mas o simulado ‘surpresa’ contribui para reforçarmos alguns pontos importantes e avaliarmos o desempenho das nossas equipes. Com as medições temos o resultado do simulado e ao final compartilhamos as lições aprendidas com todos, a fim de melhorarmos ainda mais nossa preparação para as chuvas. Em 2021, em Minas Gerais, cerca de 7 mil atendimentos foram ocasionados por eventos climáticos”, comenta o gerente de Operações da Energisa, Victor Rispoli.

Em situações de contingência, a empresa pode mobilizar entre 15% e 20% do seu contingente de equipes de toda área de concessão em uma única regional, além de equipes terceirizadas, incluindo manutenção pesada com caminhões com cesto aéreo. A mobilização envolveu as áreas de operação, comercial, manutenção de média e alta tensão e também equipes de outras áreas da Energisa como Telecomunicação, Informática, Comunicação, Transporte, Saúde e Segurança, além de colaboradores da (re)energisa e Central de Serviços Energisa.

Simulado treina equipes da

Monitoramento em tempo real e investimentos

O Grupo Energisa conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática, denominada NetClima, que realiza o monitoramento em tempo real de tempestades severas como chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, o que possibilita às distribuidoras mobilizar suas equipes com antecedência para atender à população com mais agilidade. Confira aqui o resumo do último boletim semanal (de 26/08 a 02/09) enviado pelo Netclima da área de concessão do Grupo Energisa.

Além do sistema de monitoramento, desenvolvido pelo Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em parceria com a Aneel e o Inpe, o sistema elétrico conta também com equipamentos automatizados. “Assim, quando temos ocorrências durante chuvas, conseguimos manobrar de forma automática a carga de energia. Ou seja, isolamos o defeito, reduzindo o número de clientes impactados. Se for necessário, contamos também com subestações móveis que possuem a capacidade de abastecer cidades inteiras durante uma emergência”, destaca o gerente. Vale ressaltar que, nos casos de danos físicos como queda de postes e rompimento de cabos, causados por queda de árvores na rede, o tempo de atendimento pode aumentar, por conta da complexidade da ocorrência.

A Energisa também realiza inspeções periódicas nas redes tanto pelas equipes que percorrem a linha, quanto com uso de drones e helicópteros, além de investimento constante no sistema elétrico da área de concessão da distribuidora.

Este ano o investimento na área de concessão da Energisa em Minas Gerais é de R$ 112 milhões para 2022, beneficiando 66 municípios e uma população de quase um milhão de pessoas. A Energisa conta com um cronograma intenso de obras em todas as regionais da sua área de concessão em Minas e já concluiu aproximadamente 70% das obras previstas para este ano. A previsão de término do plano de obras é no próximo mês de setembro. São obras de investimento em subestações, linhas de alta tensão, aumento de cargas, melhorias na rede, que visam garantir a qualidade do fornecimento para os mais de 470 mil clientes, reforçar a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico e permitir o crescimento e desenvolvimento das regiões mineiras.

Simulado treina equipes da

LEIA TAMBÉM
Energisa explica ações para enfrentar o período de chuvas

Energisa mobiliza equipes em simulado do Plano de Contingência para chuvas

Fonte e fotos: Energisa