Prefeitura segue realizando inventário da arborização urbana

Prefeitura segue realizando inventário da arborização urbana

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), por meio de parceria com a empresa CTC Soluções Florestais, está realizando o inventário da arborização urbana com o uso do aplicativo e-arbo.

A análise das árvores e coleta das informações é realizada pelo estagiário da SAMA, graduando em Engenharia Florestal, Hélio Alves P. Filho. A ação tem apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente que custeou a aquisição de equipamentos que são usados no levantamento, como tablets e clininômetro.

Estão sendo coletadas informações importantes sobre as árvores como espécie, porte, diâmetro da copa, presença de patógenos, afloramento de raízes, contato com rede elétrica, carbono assimilado entre outros parâmetros que são lançados no aplicativo e posteriormente podem ser acessados em uma plataforma online.

Esse levantamento é essencial para o gerenciamento da arborização urbana e servirá de base para criação do Plano Municipal de Arborização Urbana. Até o momento já foram coletados dados de 463 indivíduos arbóreos nos bairros Centro, Menezes e Granjaria. A expectativa é que o levantamento ocorra até 2023.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Cataguases inicia levantamento da arborização urbana
Diminui infestação por Aedes Aegypti em Cataguases

Fonte e foto: Prefeitura de Cataguases