Diminui infestação por Aedes Aegypti em Cataguases

Diminui infestação por Aedes Aegypti em Cataguases

O Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases divulgou recentemente o resultado do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti e Aedes albopictus) no município. Os dois insetos transmitem a dengue, zika e chikungunya. O trabalho de pesquisa em campo aconteceu no início de julho, entre os dias 4 e 6, e visitou 1.595 imóveis.

De acordo com aquele órgão, o resultado desta terceira rodada de pesquisa apresentou resultados satisfatórios, porém, indica a necessidade da população em manter os cuidados para não permitir o surgimento do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Do total de imóveis pesquisados, onze tiveram confirmados a presença do Aedes Aegypti. Este número equivale ao Índice de Infestação Predial de 0,7. Já Aedes albopictus foi encontrado em dois imóveis, o que significa um Índice de infestação predial de 0,1 %. O Índice preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%, o que foi conquistado pelo município neste terceiro LIRAa do ano.

Os principais depósitos onde os vetores foram encontrados são vasos/frascos com água, prato de vasos, bebedouros em geral, fontes ornamentais, materiais de construção, tanques, obras, borracharias, calhas, lajes, entre outros. para saber mais sobre a dengue clique aqui.

LEIA TAMBÉM
Cataguases vai receber quase R$ 93 mil para enfrentamento ao Aedes Aegypti
Casos de dengue diminuem e município mantém o trabalho preventivo

Fonte: Prefeitura de Cataguases