Prefeitura de Cataguases inicia levantamento da arborização urbana

Prefeitura de Cataguases inicia levantamento da arborização urbana

A Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), iniciou neste mês de abril o levantamento da arborização urbana, um estudo detalhado sobre cada indivíduo arbóreo, cujos resultados serão utilizados na gestão das árvores do município.

Na avenida Guido Marliére já foram inventariadas 60 árvores, em sequência outros locais vão receber o trabalho técnico como avenida Astolfo Dutra, praças Dona Catarina, Rui Barbosa e Santa Rita, dentre outros pontos. Estão sendo coletados dados como espécie, largura e qualidade da copa das árvores, quantidade de carbono assimilado pelas espécies, presença de hemiparasitas, contato com fiação, fitassonidade, afloramento de raízes, circunferência do tronco.

A ação está sendo realizada em parceria com a empresa CTC Soluções Florestais e o objetivo é criar um Sistema para Gestão de Florestas Urbanas para controle dos indivíduos arbóreos do município, que é pautado pelas melhores práticas de Manejo de Florestas Urbanas, detalhou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Farage.

O levantamento da arborização urbana tem apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e as informações levantadas pelos servidores da SAMA serão lançadas no sistema e-arbo, criado pela empresa parceira da prefeitura, sendo posteriormente compiladas.

Fonte e foto: Prefeitura de Cataguases