Rios Pomba e Xopotó recebem três estações meteorológicas

Rios Pomba e Xopotó recebem três estações meteorológicas

Na última quarta-feira, 13 de julho, os municípios de Dona Euzébia e Itamarati de Minas e a localidade de Sinimbu receberam três estações meteorológicas que foram instaladas às margens dos rios Xopotó e Pomba. A iniciativa é do geógrafo e analista do Meio Ambiente, Artêmio de Souza, e contou com o apoio da Defesa Civil de Cataguases e prefeitura de Dona Euzébia, além da parceria dos proprietários dos terrenos em que elas foram erguidas.

O objetivo, conforme informou Artêmio, “é receber informações mais rapidamente e de maior precisão sobre a quantidade de chuva prevista para a região com base na previsão do tempo fornecida por estas estações, bem como o controle do nível destes dois rios onde elas estão instaladas”, revelou. “Na época das chuvas estas informações aliadas com as que já temos, vão ajudar as autoridades e empresas a tomarem decisões importantes com maior antecedência, minimizando assim os efeitos de uma enchente junto aos moradores da região ribeirinha, por exemplo”, completou.

Além disso, Artêmio e alunos do CEFET-Leopoldina preparam um aplicativo que poderá ser baixado nos aparelhos celulares gratuitamente pela população para acompanhar em tempo real todas as informações das estações meteorológicas instaladas na microrregião de Cataguases. A conclusão do trabalho neste software ainda não tem data, mas deverá estar pronto até o início do período das chuvas, prevê Artêmio. O valor do investimento nem o nome da empresa que o adquiriu e fez a doação não foram divulgados.

LEIA TAMBÉM
Após noite de chuva intensa Cataguases está em estado de alerta
Rio Pomba continua subindo e previsão é de chuva até terça-feira, 11

Rios Pomba e Xopotó Rios Pomba e Xopotó

Fotos: Prefeitura de Dona Euzébia