Meio Ambiente: Energisa investe em ações de sustentabilidade

Meio Ambiente: Energisa investe em ações de sustentabilidade

Em junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a sustentabilidade é um dos valores do Grupo Energisa que, consciente de sua responsabilidade social, promove iniciativas com foco na descarbonização da matriz elétrica brasileira com o compromisso de gerar impacto positivo nas comunidades e desenvolvimento sustentável em sua área de atuação.
Para marcar o mês do Meio Ambiente, diversas iniciativas sustentáveis foram realizadas ao longo de junho. Uma delas foi a construção da Horta Comunitária na Comunidade do Goiabal, em Cataguases. A ação, realizada pelas secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Desenvolvimento Social, contou com a parceria da Energisa que doou os materiais para construção do local.

A Energisa entregou também para a Secretaria de Meio Ambiente de Cataguases o Manual de Poda e Arborização, que está disponível para a população. Afinal a arborização proporciona vários benefícios, como proteção contra os ventos, absorção da poluição e, claro, a preservação da flora. Mas manter galhos e plantas longe da rede elétrica é uma medida de segurança para todos. A poda preventiva evita que a vegetação encoste nos fios de energia e é necessária para melhorar a visibilidade da rede elétrica e impedir acidentes.

Vale ressaltar que os serviços de manutenção nos espaços públicos são de responsabilidade das prefeituras assim como a gestão da arborização urbana. E, em áreas privadas, cabe ao proprietário, responsável pelo imóvel ou condomínio contratar um profissional para isso. Porém, em casos emergenciais, quando os galhos já tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia, a Energisa precisa ser acionada, por questões de segurança.

O mês fechou com uma caminhada ecológica e solidária, que reuniu, em Cataguases, mais de 100 colaboradores e familiares, que realizaram a doação de um quilo de alimento não perecível. Foram arrecadados 112 quilos de alimentos que serão doados para o Asilo de Cataguases.

Meio Ambiente: Energisa investe

Compromisso com a sustentabilidade

A Energisa reconhece seu compromisso socioambiental. E por isso, está sempre investindo em ações para unir sustentabilidade e alto padrão nas suas obras e serviços com prevenção dos impactos ambientais desde o planejamento dos empreendimentos, na utilização de equipamentos compatíveis com a vegetação, no uso de drones para lançamento de cabos na construção de linhas, o que evita supressão de árvores, entre outras.

Entre as diversas ações destaca-se também o plantio de cerca de 3 mil árvores nos últimos 5 anos, o que contribuiu para a remoção de mais de 50 toneladas de CO2 do meio ambiente.

“A Energisa tem um compromisso real com o futuro e com o desenvolvimento das comunidades onde está inserida. Sabemos da nossa responsabilidade e estamos firmes nesse compromisso que faz parte da cultura do Grupo”, comentou Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa.

Todos podem contribuir: com atitudes simples no dia a dia, todos podem colaborar para a preservação do meio ambiente. Veja algumas dicas da Energisa:

* prefira limpar os ambientes com vassoura e evite utilizar mangueira de água;
* reduza a quantidade de produtos de higiene e limpeza para diminuir o nível de poluentes na água;
* fique atento aos vazamentos, principalmente no banheiro, o local que mais consome água numa casa, e mantenha a descarga regulada;
* não despeje o óleo de frituras na pia;
* aproveite melhor a luz do sol, abrindo janelas e cortinas. Assim você evita acender muitas lâmpadas e ainda economiza energia.

Quer saber mais: confira aqui o relatório de Sustentabilidade do Grupo Energisa.

LEIA TAMBÉM
Energisa abre inscrições para Programa de Estágio

Energisa identifica 55 mil clientes que podem ter direito à Tarifa Social

Fonte e fotos: Energisa