Minas passa a usar drones apreendidos para ajudar na vigilância

Minas passa a usar drones apreendidos para ajudar na vigilância

Em Minas, drones apreendidos de atividades criminosas, como tentativas de arremesso de materiais ilícitos dentro das penitenciárias, passarão a ser usados no monitoramento da segurança das unidades prisionais.

Segundo o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), policiais penais já estão sendo capacitados pelo Grupamento de Patrulha Aérea para operação das aeronaves remotamente pilotadas. Os equipamentos confiscados pela Justiça e que apresentarem defeitos ou não possuírem condições de uso terão as peças reaproveitadas.

A penitenciária de segurança máxima de Francisco Sá e o presídio de Montes Claros II, no Norte de Minas, foram as primeiras unidades prisionais a receberem os drones. A novidade também já está em vigor em Ribeirão das Neves, na Grande BH, onde cinco drones foram apreendidos e serão utilizados nas unidades prisionais da cidade.

De acordo com o Depen-MG, mais de 30 policiais penais já foram capacitados para uso dos equipamentos.

É importante lembrar que apenas aeronaves do governo podem sobrevoar as unidades prisionais. Isso porque, desde abril deste ano, uma ação conjunta entre o Departamento Penitenciário de Minas e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo transformou essas áreas de segurança máxima em “no-fly zones”, ou seja, o espaço aéreo é restrito.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Forças de segurança pressionam governo de Minas por recomposição salarial

Presídio de Cataguases volta a receber presos da comarca

Policiais penais frustram entrada de celulares e droga na penitenciária de Muriaé

Fonte e foto: Agência Minas |