Forças de segurança pressionam governo de Minas por recomposição salarial

Forças de segurança pressionam governo de Minas por recomposição salarial

As forças de segurança de Minas Gerais formadas pelas Polícias Militar, Civil e Penal, Corpo de Bombeiros e agentes socioeducativos estão em greve desde a última segunda-feira, 21 de fevereiro, por reajuste salarial. Os policiais pressionam para que o governo envie, ao Legislativo estadual, um projeto de lei para concretizar a recomposição dos vencimentos.

Em novembro de 2019, representantes das forças de segurança, integrantes do governo estadual e deputados assinaram acordo sobre a recomposição salarial. O pacto previa a reposição das perdas inflacionárias em três parcelas: 13% foram repostos em julho de 2020; em setembro de 2021, seriam acrescidos mais 12%; a última parcela, também de 12%, estava prevista para setembro deste ano.

Apesar disso, alegando inconstitucionalidade, Zema vetou o segundo e o terceiro reajustes. Apenas a primeira fatia, de 13%, entrou na conta dos agentes. O projeto que tratava do tema foi o mesmo a receber emenda estendendo a reposição salarial a todos os servidores. Quando barrou o aumento geral, o governador também retirou do texto as parcelas prometidas às polícias para 2021 e 2022.

Situação em Cataguases

Com a paralisação em andamento os reflexos dela junto à população de Cataguases começam a serem sentidos. Este, pelo menos, é o resultado da apuração feita pelo Site do Marcelo Lopes junto às forças de segurança do município nesta quarta-feira, 23. A Polícia Militar está operando normalmente, inclusive com atendimento ao público. A Polícia Civil reduziu para dez vistorias por dia em veículos, além de atuar somente em investigações com réu preso, flagrante, violência doméstica e crimes violentos. No presídio de Cataguases todos os policiais penais ocupam os postos fixos da unidade. Porém, estão sendo efetuadas apenas escoltas judiciária e de emergência e seguindo o que determina o Regulamento e Normas de Procedimentos do Sistema Prisional – ReMP – para cada procedimento.

Fonte: Estado de Minas | Foto: Jornal da Cidade