Fazenda orienta a motoristas emitirem guia do IPVA na 2ª quinzena de janeiro

Fazenda orienta a motoristas emitirem guia do IPVA na 2ª quinzena de janeiro

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) divulgou um comunicado prestando esclarecimentos aos contribuintes e motoristas a respeito do IPVA 2022. Aquele órgão orienta aguardar o lançamento oficial do IPVA 2022, previsto para a segunda quinzena de janeiro para baixar a guia do imposto.
De acordo com a SEF-MG, até o momento, a base de dados disponível no site www.fazenda.mg.gov.br para consulta e emissão de guias do imposto contempla apenas os veículos registrados em Minas Gerais até 1º de janeiro de 2021. Portanto, veículos registrados no Estado após essa data constarão na segunda base de dados, ainda em atualização.

A partir do lançamento, será possível quitar o imposto diretamente nos agentes arrecadadores apenas com a informação do Renavam, sem a necessidade de guia.

Com relação a eventuais diferenças entre os valores pagos em 2021 e os apresentados para 2022, é preciso que o contribuinte observe questões como a incidência ou não do desconto do programa Bom Pagador; opção ou não do pagamento em cota única, com desconto; data de aquisição, no caso de veículo 0 km, pois o imposto é calculado proporcionalmente ao número de dias que o veículo estará de posse do proprietário; dentre outros fatores que precisam ser apurados, em casos específicos.

Fonte: SEF-MG e Tribuna de Minas | Foto: mix vale