Leopoldina passa a comemorar com feriado o Dia da Consciência Negra

Leopoldina passa a comemorar com feriado o Dia da Consciência Negra

Na tarde desta quinta-feira, 7 de outubro, o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, sancionou o projeto de lei que institucionaliza como feriado municipal o dia 20 de novembro. A data comemora o Dia das Religiões de Matrizes Africanas, Afro-Brasileiras e Consciência Negra e já é comemorada em diversas cidades brasileiras.

O dia 20 de novembro, agora, passa a ser oficialmente feriado municipal. O projeto é de autoria do vereador Ivan Nogueira. O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data representa as questões sobre o racismo, discriminação, igualdade social, inclusão dos negros e busca também valorizar a cultura afro-brasileira.

Estiveram presentes durante a assinatura da sanção do projeto de lei os representantes dos grupos de movimento negro de Leopoldina Pérola Negra, Velha Guarda Cutubas, Centro de Estudos Linguísticos e Folia de Reis. Também estiveram presentes os vereadores Ivan Nogueira, Bernardo Guedes, Carlos André, Vinícius Queijinho, Gilmar Pimentel, Inezinha e José do Carmo.

Além deste feriado, também foram oficializados como feriados municipais o Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade, que é comemorado em 20 de janeiro; aniversário de Leopoldina – 27 de abril; Sexta-feira da Paixão e Corpus Christi.

Fonte e foto: Prefeitura de Leopoldina