Ação integrada apreende cerca de 1 tonelada de carnes em Ubá

Ação integrada apreende cerca de 1 tonelada de carnes em Ubá

A Polícia Civil de Minas Gerais – em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, Vigilância Sanitária e Instituto do Meio Ambiente – apreendeu nesta quarta-feira, 11 de agosto, cerca de uma tonelada de carnes, em um abatedouro clandestino, em Ubá. Um suspeito, de 42 anos, foi preso pela prática de crime contra a relação de consumo e de crime ambiental.

Após a PCMG receber decisão judicial para cumprimento de mandado de busca e apreensão, trabalhos investigativos foram realizados pela Delegacia Regional em Ubá e resultaram na ação desencadeada na cidade. Durante levantamentos, foi constatado que o investigado possuía um abatedouro de animais clandestino na residência dele, além de locais para acautelar carnes em desacordo com a legislação e sem inspeção dos órgãos competentes.

Durante as buscas, foram apreendidos duas carcaças de animais suínos que estavam sendo manuseadas no momento da chegada dos policiais civis, além de carnes e linguiças acauteladas em freezers e câmaras frias que podem ultrapassar o peso de uma tonelada. As carnes eram distribuídas para restaurantes e açougues da região. Apurações indicaram que o suspeito dispensava os resíduos sólidos e líquidos no meio ambiente, sem o devido tratamento e destinação.

De acordo com o delegado Douglas Mota, as ações integradas entre Polícia Civil, Ministério Público, Vigilância Sanitária e Instituto do Meio Ambiente contribuem para combater esse tipo de delito “que, além de onerar os cofres públicos pela não arrecadação dos impostos e taxas devidos, ainda degrada o ambiente e coloca em risco a saúde pública”, ressaltou.

O homem foi conduzido até a Delegacia Regional em Ubá, onde teve o flagrante ratificado pela autoridade policial. Posteriormente, foi encaminhado ao sistema prisional, permanecendo à disposição da Justiça.

Fonte e fotos: Polícia Civil de Minas Gerais