A música de Cataguases perde um de seus expoentes: Agenor Ladeira

A música de Cataguases perde um de seus expoentes: Agenor Ladeira

O cantor, compositor e pianista Agenor Ladeira de Andrade, faleceu no final da tarde desta quarta-feira, 31 de março, aos 62 anos de idade, no Hospital de Cataguases onde estava internado, vítima de Covid-19. Ele deixa viúva Silvia Ribeiro e os filhos, Camila, Felipe, Guilherme e Murilo, além de um grande vazio na música de Cataguases e região.

Agenor nasceu em Cataguases aos 18 de novembro de 1958. Aos 14 anos começou a tocar piano e participou de diversos festivais de música. Em 1980, ao lado de Emanuel Messias, criou o Grupo Aero, que fez muito sucesso, onde também tocava acordeon e teclado. O nome Aero, revelou, teve origem no carro que ele tinha à época, um Aero Willys. Em 1988, aquele grupo gravou seu primeiro LP com oito faixas, sendo cinco de sua autoria.

Entre outras canções famosas, até as gerações mais novas certamente conhecem o refrão de um de seus maiores sucessos: “Eu vou, no meu Aero Willys, eu vou”, música que fez o Grupo Aero ganhar novo status e que ele nunca mais deixou de cantar. Presença constante em algum palco, Agenor nunca escondeu sua preferência por barzinhos onde, além de cantar e tocar, gostava de conversar com o público.

Em sua longa carreira musical também esteve acompanhado de cantoras importantes e que marcaram época na cidade e região: Celeste Quirino e Elisa Nunes, intérpretes vigorosas e de vozes marcantes. Em 2021 o Grupo Aero prepara a comemoração de seus 40 anos que será feita através de uma live prevista para maio próximo, repetindo iniciativa do ano passado quando festejou o aniversário com grande sucesso, conforme lembra, Francisco Fernandes, também fundador do Grupo.

Simpático e companheiro, dono de uma boa conversa e de um talento ímpar, Agenor fazia tudo virar música, bastava para isso um motivo (e isso ele teve muitos). Deixa uma lacuna imensa na nossa (boa) música e um vazio nos corações de seus amigos e familiares que jamais será preenchido. O Aero, seu filho mais famoso, segue sua jornada, agora também com o objetivo de acalentar esta perda que deixa todos os cataguasenses entristecidos.

Leia abaixo homenagem do Grupo Aero

AGENOR LADEIRA DE ANDRADE

Uma amizade de mais de 40 anos de histórias (algumas não contadas) que nasceu nas hostes dos festivais de música da década de 80, onde uma de suas composições, AERO WILLYS, deu nome ao nosso grupo de amigos: GRUPO AERO.

Foram muitas serestas, shows, bailes, festas em que participamos juntos. Sua importância no cenário artístico, cultural e musical é tamanha que sua música mais conhecida (e ele foi autor de muitas outras) atravessou esses 40 anos fazendo sucesso onde quer que fosse executada, e até hoje é tocada nas noites de Cataguases por músicos que nem eram nascidos quando ele a compôs.

Nos últimos anos o Grupo Aero vinha fazendo eventos comemorativos e de ações sociais onde nos reuníamos para fazer a preparação, o repertório diante do propósito e, enfim, a execução.

É uma lacuna sem tamanho que se abre em nossos corações, sem sabermos ao certo, quantos de nós lhe faremos companhia em breve.

Que brilhe para ele a luz de Deus! Descanse em paz, irmão! Agora ele já está nos braços de “Mãezinha”, como ele carinhosamente chamava sua mãe, Dona Wanda.

Fotos: Arquivo da família, Grupo Aero e Kimura