Vereadora diz que 8 de março é “dia de luta” e pede vacina já

Vereadora diz que 8 de março é “dia de luta” e pede vacina já

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela Câmara Municipal de Cataguases na terça-feira, 09 de março, de forma diferente este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus. Ao invés das tradicionais homenagens presenciais que levavam dezenas de pessoas até à sede do Legislativo, desta vez tudo foi feito de forma virtual por meio de depoimentos e reconhecimentos verbais. Porém, não menos importante, afinal, preservar a saúde de todos é hoje a maior tarefa da sociedade. O presidente da Casa, vereador Felipe Ramos, também prestou sua homenagem por meio de um poema.

Única mulher no Legislativo cataguasense, a vereadora Stéfany Carli, do PT, que representa o Coletivo Lélias, fez a sua homenagem mostrando a história de luta da mulher ao longo do tempo. Ela exibiu um vídeo do movimento 8M de mulheres brasileiras que, este ano, se mobilizou em torno de vacina para todos. Além disso, ressaltou a relevância do papel político da mulher na sociedade, lembrando o contexto histórico no qual surgiu a data de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, “que foi num contexto de luta política das mulheres por direitos para toda a classe trabalhadora”, frisou.

Ela também relembrou o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco por meio de um vídeo que foi produzido pela arte educadora cataguasense Cacati Sousa, narrando um poema da professora, escritora e compositora Rita da Consolação de Barros. Para Stéfany, o 8 de março é uma data mais política do que comemorativa; “é uma data de luta”. Não quero parabéns, quero vacina”, reivindicou.

Ainda na mesma sessão foi tratada a situação dos recursos para a manutenção de leitos para tratamento dos pacientes com Covid-19 em Cataguases. Participaram representantes da OAB, Hospital de Cataguases, da Prefeitura e do Comitê Covid. Na ocasião, Stéfany aproveitou para anunciar a destinação pelo deputado Rogério Corrêa (PT), de R$ 100 mil em emenda parlamentar para a saúde municipal e outra, no valor de R$ 150 mil, para o Hospital de Cataguases, destinada pelo deputado federal Reginaldo Lopes, também do PT. Stéfany informou ainda que a deputada estadual do PT, Beatriz Cerqueira, fez Requerimento ao Governador Romeu Zema solicitando socorro ao município de Cataguases para manutenção dos leitos destinados ao tratamento de Covid-19 ao município.