Presídios de Minas voltam a suspender visitas presenciais

Presídios de Minas voltam a suspender visitas presenciais

Estão suspensas as visitas em todos os presídios e penitenciárias de Minas Gerais que estejam nas ondas vermelha e roxa, por tempo indeterminado. Isto acontece porque a macrorregião sudeste de Minas Gerais, voltou para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. A medida entra em vigor já neste fim de semana, conforme a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).

O DEPEN – Departamento Penitenciário de Minas Gerais – órgão subordinado à Sejusp, entende que a visitação faz parte do processo de ressocialização do preso, que lhe possibilita uma troca de experiências com seus familiares, além de vislumbrar a vida em sociedade. Essa troca – afirma o DEPEN – não só transforma como também promove inclusão social. Porém, no atual momento da pandemia do novo coronavírus, a prevenção é a única forma de preservar a saúde dos detentos e de seus familiares, lembra aquele órgão.

Desde setembro do ano passado os presídios de Minas iniciaram o processo de retomada das visitações presenciais aos presos. Porém, isso vem acontecendo com interrupções sempre que ocorre o agravamento da Covid-19 no Estado. Agora, as visitas são novamente interrompidas porque Minas Gerais vive sua pior fase de contágio desde o início da pandemia. Por causa disso, técnicos do governo do Estado avaliam semanalmente a situação com base nas determinações do Plano Minas Consciente e, às quintas-feiras, divulgam as novas normas a serem seguidas.

Com informações da Sejusp e DEPEN.