Ministério Público e PM fazem operação em Leopoldina e região

Ministério Público e PM fazem operação em Leopoldina e região

O Ministério Público de Minas Gerais, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) – Regional de Visconde do Rio Branco, das Promotorias de Justiça Criminais da Comarca de Leopoldina e da Polícia Militar, desencadearam na manhã desta sexta-feira, 26 de julho, a 1ª fase da operação “Despojo”.

A palavra Despojo é proveniente do Espanhol e tem como um de seus significados: resto, fragmentos, sobras. Com a deflagração da Operação Bereshit no primeiro trimestre do corrente ano, foi desarticulada uma Organização Criminosa que atuava nos municípios de Ubá, Juiz de Fora e Visconde do Rio Branco. Na ocasião foram presas 19 pessoas, apreendidos mais de 100kg de drogas e aproximadamente 4 milhões de reais em bens.

Com os fragmentos da operação Bereshit, foi identificado ainda, uma outra possível Organização Criminosa que, em tese, também praticava os mesmos crimes de tráfico de Drogas, lavagem de capitais e associação ao tráfico nos municípios de Leopoldina, Recreio, Ubá e Tocantins, cidades da Zona da Mata Mineira.

Na ação realizada nesta sexta foram cumpridos dezessete mandados de busca e apreensão nas cidades de Leopoldina, Ubá, Tocantins e Recreio, obtendo como resultado a apreensão de mais de 50 barras de maconha, duas armas de fogo, um veículo clonado, diversos celulares e outros eletrônicos.

Três pessoas foram presas em flagrante.

Em Leopoldina, os mandados ocorreram na Rua Manoel Lobato, Centro da cidade e na Rua Manoel Honório da Cunha, no distrito de Ribeiro Junqueira, onde dois jovens, de 18 e 21 anos foram presos e um adolescente, de 16 anos, apreendido.

Em um sítio localizado na zona rural de Recreio, um homem de 35 anos foi preso e apreendidas 53 barras de maconha, pesando aproximadamente 33 quilos, duas espingardas e munições, além de uma balança de precisão.

As investigações continuam, a fim de se apurar outros fatos e pessoas envolvidas. A Operação segue em andamento.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais | Foto: 21º BPM de Ubá