Cataguases lidera as demissões em junho na Zona da Mata

Cataguases lidera as demissões em junho na Zona da Mata

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia divulgou o desempenho do emprego formal no país referente ao mês de junho deste ano. Aquele órgão publica mensalmente estas informações sobre todos os municípios da federação. Desta vez, Cataguases liderou o número de demissões na Zona da Mata ao registrar o fechamento de 216 postos de trabalho. A medida pode estar ligada à demissão promovida pela Companhia Industrial Cataguases que está passando por ajustes internos visando se readequar ao cenário atual da economia.

De um modo geral, analisando os números do Caged, a Zona da Mata está sentindo fortemente a crise. Um exemplo claro desta retração também pode ser observado na cidade de Ubá, polo moveleiro reconhecido nacionalmente e que em junho foi a vice-campeã no fechamento de postos de trabalho com a demissão de 202 trabalhadores. Em terceiro lugar neste ranking negativo aparece Visconde do Rio Branco com 67 demissões no mesmo mês.

As cidades que contrataram mais do que demitiram são Juiz de Fora, que abriu 233 novos postos de trabalho e é a campeã de contratações em junho, seguida por Viçosa, que contratou 20 profissionais a mais do que aqueles que foram demitidos e Leopoldina, que apresenta saldo de 17 contratações acima do número de demitidos. Muriaé quase zerou, mas conseguiu um saldo positivo de 4 contratações a mais do que as demissões no período.

Sobre os números de Cataguases em junho, as empresas em geral contrataram 258 trabalhadores, mas demitiram 474, resultando no saldo negativo de 216 demissões a mais do que contratações. Somente neste ano de 2019 (janeiro a junho) foram contratados 2.049 pessoas, demitidas 2.115 totalizando o fechamento de 66 postos de trabalho. Nos últimos doze meses, o cenário permanece o mesmo. Ou seja: 3.912 contratações; 4.039 demissões e um saldo de 127 trabalhadores demitidos.

Fonte: Caged/Ministério da Economia