Polícia Militar inaugura seu novo quartel em Cataguases

Polícia Militar inaugura seu novo quartel em Cataguases

Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 25 de março, o novo quartel da Polícia Militar. Agora, em sede própria, situada no complexo da Praça de Esportes, o imóvel é considerado uma das maiores conquistas do município após a instalação da Unidade do Corpo de Bombeiros Militar,  ocorrida em maio de 2022, sendo um reforço significativo na segurança pública do município. Foram investidos na obra do novo quartel R$ 1.469.689,48 oriundo do Termo de Reparação Judicial da empresa Vale.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Criada em 14 de julho de 1993, a 146ª Companhia de Polícia Militar já teve três sedes distintas. A que acaba de ser inaugurada tem 315 metros quadrados de área construída com Centro de Registro de Ocorrências Policiais, salas de recepção, operações, videomonitoramento, sargenteação, comandante da Companhia, comandante do Pelotão, instrução, subagência de Inteligência, cozinha, almoxarife, depósito de material de limpeza, Depósito de Registros de ocorrências de TCO, Intendência, Alojamentos para praças, oficiais e banheiros.

Estiveram presentes o prefeito José Henriques, o comandante da 4ª Região de Polícia Militar, Coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo, o comandante do 68º Batalhão da Polícia Militar; Tenente Coronel Ricardo Medeiros da Cruz Borges; Sub-Comandante do 68º BPM, Major Vinícius; o comandante de 146ª Cia. PM, major Rodrigo da Silva Paro e do comandante do policiamento em Cataguases Tenente Vinícius Marinato, os promotores de justiça, Viviane Moreira Bignami Primo e Gustavo Garcia Araújo, o presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Antônio Gilmar de Oliveira, o delegado de Polícia Civil, Diego Mattos, policiais civis, além de vereadores e empresários.

O prefeito José Henriques destacou o papel de relevância que a Polícia Militar desempenha no município. “Quando olhamos para este novo quartel vemos um local onde homens e mulheres dedicados estão prontos para agir em prol da segurança de todos nós”, frisou. Ele também revelou que o imóvel é mais um passo no projeto de Cidade Inteligente que está em fase de implantação.

“Este quartel será o Centro de Monitoramento de 68 câmeras de alta resolução espalhadas pela cidade e distritos. Mais um projeto da prefeitura em parceria com a PM que consiste em um golpe certeiro contra a violência. Essa tecnologia também será de fundamental importância para o trânsito, quando, muito em breve, teremos a tão falada municipalização, agora em conjunto com a CATRANS”, completou o prefeito.

Coronel Zancanela (foto ao lado) elogiou a nova sede da PM em Cataguases. “É o quartel mais bonito que já vi”, afirmou. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas pelas forças de segurança no país onde há leis cada vez mais permissivas e que impedem o cumprimento da pena na sua integridade pelos condenados. Afirmou ainda que a tecnologia é um grande aliado da PM atualmente e que também neste sentido, o novo quartel em Cataguases cumpre muito bem esta função devido à sua estrutura moderna, além de oferecer melhor qualidade de vida aos militares e ao público.

Em um rápido pronunciamento, o comandante da 146ª Cia. PM de Cataguases, Major Paro (foto ao lado), lembrou que chegou à cidade com a missão de construir o Quartel. “Arregaçamos as mangas e fomos tratar de realizar nosso maior sonho. Agora estamos aqui inaugurando esta obra belíssima”, afirmou. Em seguida fez vários agradecimentos, inclusive ao tenente Vinícius Marinato, que dedicou-se com afinco no acompanhamento da obra e, também, ao promotor Gustavo Garcia Araújo, que em 2021, fez a Recomendação pela mudança de endereço do quartel sendo, desta forma, uma espécie de pontapé inicial para a construção da nova sede (veja link ao final deste texto).

Logo após os pronunciamentos foi descerrada a placa de reinauguração e feito o corte da fita tornando oficialmente inaugurado o novo prédio. A solenidade ainda fez a entrega de Moedas Comemorativas homenageando militares e membros da sociedade civil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Ministério Público recomenda mudança de endereço do Quartel da PM em Cataguases

Novo quartel da PM será construído em terreno da Praça de Esportes